PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Monção: Longos Vales viveu primeira Páscoa com novo pároco e com “votos de felicidade e alegria” [FOTOS]

2 Abril, 2024 - 15:36

1885

1

Três cruzes percorreram a freguesia.

O padre João Pedro Santos estreou-se este domingo e segunda-feira à frente dos Compassos Pascais realizados nas respetivas paróquias a seu cargo, nomeadamente Longos Vales, Abedim, Portela, Cambeses, Sago e Bela, do Arciprestado de Monção.

 

Em Longos Vales, o sacerdote, em conjunto com as três cruzes que percorreram a freguesia, foi recebido na sede da Junta.

 

“Seguiu-se a reverencia à cruz e a confraternização entre todos os presentes, compartilhando votos de felicidade, alegria e bênçãos nesta época festiva”, refere aquele órgão autárquico em nota divulgada.

 

“O executivo da Junta de Freguesia de Longos Vales agradece ao pároco João Santos, a todos que com ele colaboraram e à população da freguesia no cumprimento da visita pascal”, acrescenta.

 

 

 

[Fotografia: JF Longos Vales]

 

 

Recorde-se que João Pedro Santos foi ordenado em julho do ano passado. Em setembro celebrou, pela primeira vez, missas em Monção nas paróquias a seu cargo.

 

Ao jornal Notícias de Viana, o jovem sacerdote defendeu que seguir o caminho do sacerdócio é uma escolha e, embora com 12/13 anos já tivesse curiosidade sobre o tema, foi apenas com 18 que tomou a decisão de ir para o Seminário.

 

“Tenho um tio Padre e acompanhei o seu percurso, mas não foi por ele que segui este caminho. Foi pela minha vivência na comunidade e pelo exemplo de vida do meu falecido Pároco”, contou.

 

Todos os dias também surgiram dúvidas, mas “a vontade de continuar era maior do que desistir”.

 

“Muitas das vezes, as dúvidas ou as inseguranças aparecem para nos fazer questionar sobre se estamos verdadeiramente comprometidos neste caminho, porque, em toda a nossa vida, vamos ser ‘tentados’ e colocados em questão, independentemente, daquilo que vamos ser e fazer. O importante é fazer o que nos faz feliz”, disse, salientando que o Seminário o ajudou na descoberta.

 

“O Seminário não serve só para formar. Nós não entramos numa forma e, no final, saímos Padres. Durante o tempo que estamos lá, dão-nos espaço para discernir sobre o melhor caminho para cada um de nós.”

 

 

 

[Fotografia capa: JF Longos Vales]

Últimas