PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Monção: Últimos dois casos ativos do concelho lutam contra a COVID-19 há dois meses

19 Junho, 2020 - 19:34

514

0

PUB São duas idosas. Estão a lutar contra o novo coronavírus (COVID-19) há mais de dois meses. São elas os dois últimos casos ativos que restam em Monção, de um […]

PUB

São duas idosas. Estão a lutar contra o novo coronavírus (COVID-19) há mais de dois meses. São elas os dois últimos casos ativos que restam em Monção, de um total de 128 casos confirmados neste concelho.

Duas anciãs que fazem parte do grupo dos primeiros oito infetados no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção (SCMM) anunciados no passado dia 11 de abril. Desde então, a vida destas duas utentes tem sido uma autêntica batalha para vencer a doença que teima em não ir embora.

“Uma delas já fez oito ou nove testes para verificar se já estava recuperada. Umas vezes dá inconclusivo e no teste seguinte volta a dar positivo”, contou à Rádio Vale do Minho fonte da instituição. “Estão assim há 80 dias!”, exclamou.

Monção, recorde-se, é o concelho do Vale do Minho mais afetado pela COVID-19. Foi em abril que a doença entrou em força no Lar da SCMM. Os números atuais dizem praticamente tudo: dos 128 casos confirmados, 94 são relativos àquela instituição.

Foram dias de pesadelo. Recorde-se que, mal a COVID-19 foi detetada naquele lar, a Câmara Municipal de Monção disponibilizou imediatamente uma unidade hoteleira do concelho para acolher utentes validados como não infetados.

Dois meses depois, estão praticamente todos recuperados. Houve óbitos a lamentar.

Ainda de acordo com a mesma fonte, “as duas utentes vão fazer novo teste na próxima segunda-feira”. É nesse dia que os monçanenses poderão chegar ao tão ansiado zero. Mais de três meses depois do anúncio do primeiro infetado no concelho, Monção poderá finalmente ficar sem qualquer caso ativo.

Nas contas atuais, dentro dos 128 casos confirmados, o concelho apresenta dois casos ativos, 115 casos recuperados e 11 óbitos registados.

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas