O grupo Sons do Minho vai atuar na iniciativa Mês do Cordeiro à Moda de Monção, prato popularmente conhecido por Foda à Monção.
Conforme avançou a Rádio Vale do Minho, os fins de semana de 7/8 de outubro e 14/15 do mesmo mês vão ser dedicados ao prato mais icónico do concelho.
Para além do vasto programa cultural, sabe-se já que a popular banda conhecida pelo tema Vamos à Foda, vai atuar na Praça Deu-la-Deu no dia 14 de outubro, sábado, às 22h30.
No ano passado registaram-se dois fins de semana de restaurantes repletos e de grupos de turistas pelas ruas da vila com taxa de ocupação hoteleira muito próxima dos 100%. O Município espera o mesmo… ou melhor.
Para além dos restaurantes aderentes, haverá certamente todo um programa cultural ao redor desta iniciativa gastronómica a ser divulgado oportunamente.
Migrantes locais vão ser desafiados
Sabe-se já que a edição deste ano desta iniciativa será marcada por uma atividade direcionada às “diferentes comunidades migrantes locais, que vão polvilhando o território monçanense de paladares e iguarias distantes”.
Assim, segundo o Município, “cada comunidade será instada a confecionar e apresentar um doce típico do seu país de origem, que poderá ser degustado, pelo público, na Sala Território do Museu Alvarinho”.
“Neste ambiente de partilha, realizar-se-á um conjunto de workshops, direcionados às mesmas comunidades, onde será dado a conhecer o modo de confeção das “Roscas de Monção””, acrescenta.
Mais de duas dezenas de restaurantes aderentes
No total, são 23 restaurantes aderentes a esta iniciativa. Estabelecimentos onde pode degustar a Foda confecionada com primor e excelência:
- A Cozinha do Convento Hotel Rural Convento dos Capuchos
- Bar Regional Val de Poldros
- Caldas Restaurante Bar
- Cabral
- Casa Lara
- Célimar
- Cuckoo
- Deu-La-Deu
- Firmino’s
- Flor do Minho
- Lagoa Verde
- Matraquilhos
- O Arado
- O Calhau
- O Rosal
- Paladares do Minho
- Recanto d’Avó (mediante marcação prévia)
- Rua D
- Solar S.Pedro
- Sete a Sete
- St. Tropez
- Taberna da Travessa
- Vila Esteves Bistrô
Não confundir com Feira da Foda
Vale referir que esta iniciativa não deve ser confundida com a Feira da Foda, que anualmente se realiza na freguesia de Pias, em março.
Este certame, recorde-se, bateu este ano todos os recordes. No passado mês de março, passaram pelo evento cerca de 50 mil visitantes.
Este evento surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.
É um evento organizado pela Junta de Freguesia de Pias e inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção.
Sobre a Foda
Confecionada de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, a Foda assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense.
A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz, sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.
Em 2018, o Cordeiro à Moda de Monção foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, no concurso emitido pela RTP.
Tudo o que meta foda, eu gosto