PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

0

Monção

Monção: Vêm aí quatro dias de ‘Foda’ – Veja as DATAS

7 Setembro, 2023 - 21:41

3411

0

Gastronomia.

Nos últimos anos tem sido um êxito e Monção volta este ano a repetir a dose.

 

Os fins de semana de 7/8 de outubro e 14/15 do mesmo mês vão ser dedicados ao prato mais icónico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como Foda à Monção. 

 

No ano passado registaram-se dois fins de semana de restaurantes repletos e de grupos de turistas pelas ruas da vila com taxa de ocupação hoteleira muito próxima dos 100%. O Município espera o mesmo… ou melhor.

 

Para além dos restaurantes aderentes, haverá certamente todo um programa cultural ao redor desta iniciativa gastronómica a ser divulgado oportunamente.

 

 

Migrantes locais vão ser desafiados

Sabe-se já que a edição deste ano desta iniciativa será marcada por uma atividade direcionada às “diferentes comunidades migrantes locais, que vão polvilhando o território monçanense de paladares e iguarias distantes”.

 

Assim, segundo o Município, “cada comunidade será instada a confecionar e apresentar um doce típico do seu país de origem, que poderá ser degustado, pelo público, na Sala Território do Museu Alvarinho”.

 

“Neste ambiente de partilha, realizar-se-á um conjunto de workshops, direcionados às mesmas comunidades, onde será dado a conhecer o modo de confeção das “Roscas de Monção””, acrescenta.

 

 

 

[Fonte: Município Monção]

 

 

Não confundir com Feira da Foda

Vale referir que esta iniciativa não deve ser confundida com a Feira da Foda, que anualmente se realiza na freguesia de Pias, em março.

 

Este certame, recorde-se, bateu este ano todos os recordes. No passado mês de março, passaram pelo evento cerca de 50 mil visitantes.

 

Este evento surgiu em 2017, e agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.

 

É um evento organizado pela Junta de Freguesia de Pias e inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção.

 

 

 

Sobre a Foda

Confecionada de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, Foda assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense. 

 

A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz, sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.

 

Em 2018, o Cordeiro à Moda de Monção foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, no concurso emitido pela RTP.

 

 

[Fotografia: Arquivo / Jornal Expresso]

Últimas