PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: No Parque das Caldas há ‘um mundo’ de pratos para provar

28 Julho, 2019 - 17:36

210

0

PUB Chilli com carne, do México… Pancit Bihon, das Filipinas… Amiwo de frango, do Benim… Moussaka, da Sérvia. E muitos mais. São tudo pratos (deliciosos, dizem) que já estão a […]

PUB

Chilli com carne, do México… Pancit Bihon, das Filipinas… Amiwo de frango, do Benim… Moussaka, da Sérvia. E muitos mais. São tudo pratos (deliciosos, dizem) que já estão a ser servidos por estes dias, à hora de jantar, no Parque das Caldas, em Monção.

“É uma oportunidade única para todos os monçanenses e para quem nos visita de provar a gastronomia dos países que estão a participara na edição deste ano do Folk Monção – O Mundo a Dançar”, explicou à Rádio Vale do Minho o vice-presidente da Câmara, João Oliveira.

Assim, até ao próximo domingo [dia 4 de agosto], todos podem encontrar na zona de restauração daquele espaço um vasto leque de pratos típicos de vários países. “Podem também saborear o nosso Cordeiro à Moda de Monção que está também presente”, salientou João Oliveira.

“Acaba por ser um jantar diferente, original, num cenário verdadeiramente idílico… junto ao rio Minho”, prosseguiu o também vereador da Cultura sublinhando também que, naquele espaço, vão decorrer atuações todos os dias proporcionadas por cada um dos grupos participantes na atual edição. São as chamadas Noites do Folk que arrancaram este sábado com o grupo do Japão que encantou todos os presentes com o som dos tambores nipónicos.

Recorde-se que a 34ª edição do Folk Monção começou este sábado com espetáculo inaugural na Ponte do Mouro, em Monção. Prossegue este domingo com a Gala Deu-la-Deu, a ter lugar no Parque das Caldas. Uma estreia absoluta na história deste espetáculo, dado que é a primeira vez que as atuações vão decorrer naquele local. São esperadas quatro mil pessoas.

A edição deste ano do Folk Monção – O Mundo a Dançar, que vai prolongar-se até 5 de agosto, conta com grupos vindos do Benim, Bolívia, Chile, Croácia, Filipinas, Japão, México, Rússia, Sérvia… e Portugal.

Além da Vila de Monção os espetáculos poderão ser vistos em: Barbeita, Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova Cerveira. À semelhança do ano passado, também haverá espetáculos em Espanha: Salvaterra de Miño e Vilanova de Arousa.

A organização do festival, cujo orçamento ronda os 100 mil euros, cabe ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários. Os espetáculos espalham-se por toda a região circundante.

A entrada é livre e gratuita em todos os locais. O início está previsto para as 22h00 em Portugal e 21h30 em Espanha. 

Folk Monção – O Mundo a Dançar, um dos momentos mais altos do verão cultural em vários concelhos, foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.

O espetáculo deste domingo tem início previsto para as 22h00 e conta com a participação de todos os países presentes nesta edição.

 

[Fotografia: Moussaka, Sérvia / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas