PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Salvaterra de Miño

Monção: Ninguém tem pernas para a Rita! – Jovem atleta voltou a brilhar na S. Silvestre

28 Dezembro, 2019 - 20:24

632

0

PUB Rita Bacelar. O nome já começa a dizer muito na Corrida Solidária S. Sivestre entre Salvaterra de Miño, Espanha, e Monção. Tem apenas 17 anos e voltou este sábado […]

PUB

Rita Bacelar. O nome já começa a dizer muito na Corrida Solidária S. Sivestre entre Salvaterra de Miño, Espanha, e Monção. Tem apenas 17 anos e voltou este sábado a vencer a prova, na categoria feminina, e a grande distância das demais. É natural da Amadora, mas tem família em Monção e todos os anos vem cá acima por alturas do Natal.

Praticante de atletismo, a Rita não dispensa a participação nesta corrida que une os dois municípios vizinhos. Em 2015, ainda com 13 anos de idade, surpreendeu tudo e todos. Foi a primeira entre as senhoras. No ano seguinte voltou a vencer. E em 2017 também. No ano passado voltou a triunfar e este ano não fugiu à regra. Definitivamente, ninguém tem pernas para a Rita.

“Este ano foi mais difícil. Estava muito frio!”, disse a Rita à Rádio Vale do Minho logo após ter concluído os cerca de cinco quilómetros do percurso. “É uma sensação muito boa ver o nosso esforço recompensado. Sinto-me muito feliz”, acrescentou a jovem que pratica atletismo tendo feito o percurso da prova em cerca de 19 minutos. “Treino todos os dias no Jamor”, contou a Rita que veste a camisola do Grupo de Atletismo de Fátima.

 

Maikel Rodriguez faz o tri

 

Nos homens, o domínio continua a pertencer ao galego Maikel Rodriguez, que vence esta prova desde 2017. “Claro que estou feliz por ter ganho mas, acima de tudo, isto é uma prova solidária. E é também muito divertida porque une os dois países”, disse o atleta à Rádio Vale do Minho, que completou o percurso em cerca de 15 minutos.

A corrida contou também com a participação dos vereadores da Cultura de ambos os Municípios envolvidos. “Estou muito satisfeito, sobretudo com o número de atletas que superou os 600. É uma prova que se está a consolidar cada vez mais e isso só demonstra as boas relações existentes entre Salvaterra de Miño e Monção”, disse o Vereador da Cultura de Salvaterra de Miño, Edgar Martínez.

Em plena sintonia, o congénere de Monção, João Oliveira, também realçou uma prova que resulta “do estreitamento de relações entre Monção e Salvaterra de Miño. O cariz solidário da prova também fez com que tenhamos recolhido muitos alimentos para as pessoas mais carenciadas”.

Recorde-se que esta prova realiza-se em Monção/Salvaterra de Miño desde 2015. Tem desde sempre uma componente solidária. Os participantes são convidados a entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios.

 

Galego Maikel Rodriguez voltou a ser o primeiro na geral

 

PUB

 

Últimas