PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Município alerta para burlas e fraudes relacionadas com a COVID-19

15 Abril, 2020 - 10:28

226

0

PUB O Município de Monção alertou esta quarta-feira para “eventuais burlas e fraudes” relacionadas com o cenário de pandemia que o país e o mundo estão a atravessar. “Infelizmente, mesmo […]

PUB

O Município de Monção alertou esta quarta-feira para “eventuais burlas e fraudes” relacionadas com o cenário de pandemia que o país e o mundo estão a atravessar.

“Infelizmente, mesmo neste período de pandemia, há pessoas que tentam tirar dividendos, prejudicando os demais, em particular os idosos que vivem nas zonas mais afastadas e isoladas do concelho”, lamentou a edilidade em nota divulgada nas redes sociais.

“Há conhecimento de várias situações que ocorreram em diversas localidades do pais. Mantenha-se em segurança e, em caso de desconfiança, entre em contacto, de imediato, com as autoridades locais”, apela a autarquia.

Citando informações obtidas junto da GNR, o Município informa que “as burlas são efetuadas por falsos profissionais de saúde, que dizem efetuar testes de diagnóstico gratuitos ao domicílio, para despistagem do COVID-19”.

Porém, os cenários de burla podem também acontecer com “falsos técnicos de serviços de água, luz ou gás, convencendo os utilizadores da necessidade de proceder à substituição dos contadores, oferecendo serviços e promoções”.

Desta forma, a autarquia recomenta que, “se lhe baterem à porta para fazer um rastreio ou para oferecer serviços de telecomunicações, contacte, de imediato, a GNR de Monção ou a GNR de Tangil , uma vez que, nesta altura, nem os profissionais de saúde, nem os funcionários dos serviços mencionados se dirigem a casa dos cidadãos”.

 

Casos em Melgaço

 

Recorde-se que, na semana passada, o Município de Melgaço lançou um alerta à população para um grupo de indivíduos que se fazem passar por funcionários da EDP.

Em comunicado, a autarquia relatou que “em contacto com os proprietários de estabelecimentos, revelando ser conhecedores de pormenores sobre a sua identidade e atividade profissional. Chegam mesmo a informar pormenores sobre os contratos ou os contadores da luz”.

Seguidamente, descreveu ainda a edilidade, “após ganhar a confiança da vítima, dizem-lhe que terá uma quantia de dinheiro a receber (valor faturado a mais na fatura da luz)”. Questionam depois “qual a forma que pretende receber o dinheiro, normalmente Mbway ou TPA (terminal de pagamento automático)”.

Referiu ainda o Município que este tipo de fraudes está a ocorrer não só no concelho como em todo o país.

Dados recentes da GNR referem que, só durante o passado mês de março, registaram-se 467 crimes de burla em todo o país. Um aumento de 52% face ao mesmo mês do ano passado.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas