Dezenas de pessoas marcaram presença esta quarta-feira à noite na secular capela de Nossa Senhora da Orada, em Melgaço, para as celebrações em Honra da Virgem, também madrinha dos Bombeiros Voluntários deste concelho.
Após a Eucaristia, seguiu-se a procissão de velas, com a secular imagem acompanhada pela corporação.
[Fotografia: Bruno Ribeiro]
[Fotografia: Bruno Ribeiro]
Localizada nos arredores da vila, a Igreja de Nª Srª da Orada é, desde a sua construção, no século XIII, um pólo de grande devoção.
O seu topónimo Orada, aliás, significa local de oração e romaria.
“A este santuário, desde o dia da ascensão do Senhor até à festa do Espírito Santo, vão em romaria as mães das freguesias da vila de Monção e do seu termo, a oferecer o resíduo do Círio Pascal e vai acompanhar a procissão ao menos uma pessoa de cada paróquia, com os seus párocos e isto por voto que antigamente fizeram em tempo de uma grande peste, de que ficou preservada a mesma vila e as freguesias do seu termo, as quais fizeram o referido voto e também muitas freguesias do termo de Valadares e todas as do termo de Melgaço“, refere uma obra com cerca de 300 anos, citada pelo investigador Valter Alves, no blog Melgaço, Entre o Minho e a Serra.
“As gentes vão em procissão à Senhora da Orada e no mesmo tempo, umas por devoção e muitas por voto, com clamores e procissão no mesmo santuário, para implorar da Senhora os favores do Céu. E também em tempo que se necessita de sol, ou de chuva, vão muitas freguesias em procissão com ladainhas a pedir à Senhora os seus favores. O que com evidência experimentam, porque esta misericordiosa Senhora lhes alcança logo os bons despachos de tudo o que pedem“, lê-se ainda.
[Fotografia: Bruno Ribeiro]
[Fotografia: Bruno Ribeiro]
As festividades em Honra de Nossa Senhora da Orada prosseguem esta quinta-feira.
[Fonte: BV Melgaço]
De referir que esta quinta-feira é Feriado Municipal em Melgaço. Uma data móvel que calha sempre no Dia da Ascensão assinalado pela Igreja Católica.
Comentários: 0
0
0