Monção celebra esta terça-feira o seu Feriado Municipal.
Foi a 12 de março de 1261 que o Rei D. Afonso III outorgou a carta de foral que consolidou a existência desta vila, tornando-a responsável pela condução do seu destino.
Nesta carta de povoamento lavrada naquela mesma data lêem-se as seguintes palavras assinadas pelo quinto rei de Portugal: “… facio quandam populationem in cauto de Mazedo e impono ei de novo nomen Monzon.”
O programa deste ano começa pelas 11h00, com a saudação da Banda Musical de Monção. Vai seguir-se um momento musical com Flôr da Pele – Folk Band.
Terá depois início a Sessão Solene Comemorativa.
Mercearia do Sr. Custódio e Steeve Gameiro são os medalhados
Nesta cerimónia vão ser este ano atribuídas duas medalhas, já avançadas em primeira mão pela Rádio Vale do Minho.
Este ano, o Município de Monção distingue com a Medalha Municipal de Instituição de Mérito (grau prata) a mercearia de Custódio Teixeira “pelo relevante serviço prestado à comunidade no âmbito do comércio tradicional”.
Fundada em 1948 pelos pais do atual proprietário, assinalou, no ano passado, 75 anos de existência.
Vai também ser distinguido, com a Medalha Municipal de Mérito Desportivo (grau prata) o atleta Steeve Barros Gameiro, monçanense a residir em França, que se sagrou campeão do mundo de Supino Equipado M1, no World Powerlifting Championship 2023, em Manchester, com o levantamento de uma barra de ferro de 315 Kg.
Conforme também avançou já a Rádio Vale do Minho, nesta cerimónia vai ser atribuído também um Voto de Louvor ao Maestro José Vicente Simeó, que esteve duas décadas à frente da Banda Musical de Monção.
Voto de Louvor também para o escritor Renato Rocha, que conquistou o prémio Melhor Obra 2023 com o livro Renascer, num evento promovido pela Editora Cordel d`Prata.
Neta sessão solene vão ainda ser reconhecidas as empresas monçanenses distinguidas como Líder 2022, estatuto atribuído pelo IAPMEI.
Comentários: 0
0
0