PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

2

Alto Minho

Rio atmosférico ‘à porta’ – Proteção Civil lança aviso especial a TRÊS concelhos

6 Dezembro, 2023 - 17:04

88292

0

Chuva forte nas próximas horas.

O Alto Minho vai ser atingido por um novo rio atmosférico nas próximas horas. O fenómeno, recorde-se, é também conhecido por rio voador ou rio aéreo

 

Estes rios são fluxos concentrados de vapor de água em médios e altos níveis da atmosfera. Embora se use a terminologia “rio” para o fenómeno, os rios atmosféricos são invisíveis e não tem margens claramente definidas, ao contrário do que é observado nos rios terrestres.

 

Segundo o portal meteorológico Luso Meteo, a previsão mais recente aponta para “mais de 60 litros por metro quadrado” no Minho… em apenas seis horas.

 

Recorda este portal que “valores de chuva em 6 horas superiores a 60 litros por metro quadrado e até 120 litros por metro quadrado em 24 horas ficam no limite da classificação para aviso vermelho”.

 

 

 

[Fonte: windy.com]

 

 

Nesta altura, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o aviso laranja que vai vigorar no Alto Minho entre as 6h00 e as 18h00 desta quinta-feira. É o segundo mais grave numa escala de quatro.

 

Entretanto, conforme mostra o portal Meteo Trás os Montes – Portugal, já há meteorologistas a colocar o Alto Minho no vermelho esta quinta-feira em termos de níveis de risco.

 

 

 

[Fonte: Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

“A partir da próxima noite, por acumulações entre 50 a 100 litros por m2 em 24 horas”, avisa aquele portal.

 

 

 

Proteção Civil emite alerta especial a três concelhos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quarta-feira um alerta para o agravamento das condições atmosféricas nas próximas 24 horas com “precipitação, por vezes forte e persistente, nas regiões do litoral Norte e Centro em especial no Minho e Douro litoral, progredindo para a região Sul”.

 

Alerta a ANEPC que, na Bacia do Minho, poderá registar-se um “aumento significativo das afluências, com possibilidade de impacto em especial em Caminha”.

 

Na Bacia do Lima, também poderá acontecer um “aumento significativo das afluências com possibilidade de impacto nas povoações ribeirinhas, em especial em Ponte da Barca e Ponte de Lima”.

 

As temperaturas máximas vão subir dos 13ºC aos 15ºC. As mínimas dos 2ºC aos 10ºC.

 

O vento vai soprar moderado.

 

 

 

 

[Fotografias capa: windy.com | Arquivo]

Últimas