PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Monção e Melgaço preparam Feira do Alvarinho no Parque das Nações

2 Junho, 2015 - 07:56

261

0

Convite partiu do grupo Cofina. Certame deverá realizar-se no final do próximo mês de Julho.

Monção e Melgaço estão a preparar uma Feira do Alvarinho no Parque das Nações, em Lisboa. O anúncio foi feito pelo autarca de Monção esta segunda-feira, em reunião do Executivo Municipal. O socialista Augusto Domingues revelou que o evento partiu de um convite feito pelo grupo Cofina. “Será um certame também ligado à gastronomia, com a presença de chefes de cozinha famosos e com cobertura dos mais variados meios de comunicação social. Será uma feira com um certo profissionalismo a ter lugar debaixo da pala do Pavilhão de Portugal, no fim do mês de Julho”, referiu. “Chave na mão, isto custa 160 mil euros” divididos pelos dois municípios e que, de acordo com o autarca monçanense, terá um apoio financeiro de 85%.
Augusto Domingues avisou porém que um certame desta dimensão apresenta algumas exigências. “Logo em primeira mão, é preciso que os produtores e engarrafadores alinhem. Fez-se uma reunião em Melgaço e houve uma concordância superior a 15 produtores e engarrafadores [de cada concelho]. Os promotores dizem que isto só funciona com mais de 30 expositores. Menos que isso é redutor”, explicou o edil.
Do lado da vereação social-democrata, o apoio foi unânime. O vereador António Barbosa realçou no entanto que o PSD quer conhecer todo este projeto mais em pormenor. “Evidentemente que tudo o que tenha a ver com a promoção do recurso endógeno que é a base da nossa economia local, terá todo o apoio do PSD. Temos é de conhecer qual será o formato deste evento. Por aquilo que se ouve e do que já se disse aqui, agrada-me. De qualquer forma, teremos de saber em que moldes é que a imprensa vai dar cobertura a esta feira”, realçou o autarca ‘laranja’.
O CDS, pela voz de José Luís Alves, também aplaudiu a Feira do Alvarinho em Lisboa. No entanto, o vereador centrista espera que a forte participação dos produtores e os apoios financeiros sejam sempre salvaguardados.
O projeto de uma Feira do Alvarinho em Lisboa surge dias depois da publicação, em Diário da República, da Portaria n.º152/2015, que viabiliza o alargamento da produção de Vinho Alvarinho fora da Sub-Região de Monção e Melgaço, alargando-a a toda a Região dos Vinhos Verdes. Este alargamento, recorde-se, será um processo gradual, que decorrerá nos próximos seis anos. Os produtores de Monção e Melgaço vão receber, em contrapartida, três milhões de euros para promover os seus vinhos e marcas, também ao longo dos próximos seis anos.

Últimas