PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Dois jovens mostram (aos homens) que a cozinha não é um ‘quebra-cabeças’

29 Novembro, 2020 - 22:29

675

0

PUB Daniel Costa é de Monção e Nélson Sousa é de Braga. O primeiro é chefe de cozinha e o outro é enfermeiro. São amigos e ambos partilham a paixão […]

PUB

Daniel Costa é de Monção e Nélson Sousa é de Braga. O primeiro é chefe de cozinha e o outro é enfermeiro. São amigos e ambos partilham a paixão pela cozinha. A pandemia e consequentes confinamentos obrigatórios despertou-lhes a ideia de divulgar a arte da culinária. Sobretudo aos homens.

“Daí o nome do nosso projeto: D’eles. Porque a cozinha também é deles. Procuramos tentar quebrar esse estigma social que existe de que o lugar da mulher é na cozinha e o homem não tem lugar aí”, explicou Nélson Sousa à Rádio Vale do Minho. “Se pensarmos um bocadinho, grande parte dos melhores chefes de cozinha até são homens”, apontou.

A ideia saiu do papel e passou à prática. Os dois amigos arregaçaram mangas e, em casa do Daniel, fizeram da cozinha um autêntico laboratório de culinária. Surgiu então o blog e consequentes páginas nas redes sociais, tanto no Facebook como no Instagram.

“No blog temos já receitas publicadas que são exclusivamente nossas. Mas também há outras receitas que recriamos a partir de pesquisas na internet, mas tentamos sempre dar um pouco do nosso cunho pessoal”, realçou o jovem.

Em pouco mais de duas semanas, o êxito do projeto superou todas as expetativas. Desde o início que os dois entusiastas da culinária ganharam centenas de seguidores. “Isto está a correr muito bem. Estamos a cumprir o nosso objetivo que é mesmo chegar às pessoas, mas não esperávamos uma adesão tão grande”, confessou Nélson Sousa.

Questionado sobre a abertura de um estabelecimento próprio, Nélson Sousa sorriu e deixa a hipótese em aberto. “Porque não? O Daniel é chefe de cozinha e eu estou a estudar para o conseguir ser. O futuro é sempre incerto. Porque não abrir um restaurante um dia?”.

Uma das ideias deste projeto, conforme foi referido no início, é mostrar que a cozinha também é deles. Dos homens. No entanto, sem surpresas, a maioria dos seguidores/fãs desta ideia são… do sexo feminino.

“Sim. A maior parte são mulheres, é certo. Mas ainda há homens que nos vão seguindo. Mas penso que essa ideia esta a mudar e cada vez mais homens mostram interesse pela cozinha”, considera o enfermeiro.

O trabalho desta dupla já fala por si. As páginas das redes sociais deixam qualquer um com água na boca. Os pratos são variados.

“Já apresentamos entradas, sobremesas, sopas. Mas queremos também desenvolver técnicas de cozinha, formas de conserva. Tudo o que seja relacionado com cozinha e gastronomia em si, iremos tentar abordar”, assegurou. Gastronomia essa que não ira restringir-se apenas à mais tradicional.

“Tentamos chegar um pouco a tudo. Recriamos recentemente, por exemplo, um crepe chinês. Logicamente que temos gosto e orgulho pela nossa cozinha minhota, mas tentamos explorar a cozinha por todo o lado”, concluiu.

 

[Fotografias: Esq/Dir: D’eles / Central: Altominho TV]

 

PUB

Últimas