PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Arquivo Municipal já tem catálogo online

19 Novembro, 2015 - 14:53

181

0

À distância de um ‘clique’, os utilizadores passam a disponibilizar de vários fundos documentais, fotografias antigas e jornais locais.

O Arquivo Municipal de Monção pretende alargar o serviço público e implementou recentemente o catálogo online. À distância de um ‘clique’, os utilizadores passam a disponibilizar de vários fundos documentais, fotografias antigas e jornais locais.
Aceder ao vasto espólio bibliográfico do Arquivo Municipal de Monção é agora mais fácil e cómodo, encontrando-se disponível para consulta no seguinte endereço: arquivo.cm-moncao.pt. O acesso pode ser feito a qualquer hora ou em qualquer local.
A criação deste serviço conta já com sete fundos disponíveis: Câmara Municipal de Monção (1512 – ….); Câmara Municipal de Valadares (1633-1855); Administração do Concelho de Monção (1841-1884); Administração do Concelho de Valadares (1834-1855); Couto de Paderne (1710-1778); Santa Casa da Misericórdia de Monção (1419-1995); e Santa Casa da Misericórdia de Valadares (1615-1953).
O catálogo online, aberto a todos os interessados através da rede global, recebeu financiamento pelo POCTEP no âmbito do projeto ARPAD. Além da documentação mencionada, é possível ainda aceder a fotografias antigas e exemplares de jornais locais já extintos.
Para o autarca local, Augusto Domingues, a disponibilização da informação existente no Arquivo Municipal de Monção, contendo séculos de história monçanense, reforça a sua função de serviço público e obedece aos princípios que estiveram na origem da sua criação. “O acesso ao nosso fundo documental em qualquer local constitui uma mais-valia para a divulgação da nossa biografia coletiva e uma vantagem para estudantes, académicos e investigadores que recorrem aos nossos serviços para os seus trabalhos” salientou.
O Arquivo Municipal de Monção foi inaugurado a 12 de Março de 2008, numa cerimónia presidida pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Projetado pelo arquiteto Paulo Gomes, compreende três pisos com espaços destinados à consulta, acondicionamento e tratamento de toda a documentação referente à atividade municipal.

Últimas