PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Alcadesa de Salvaterra já é da ‘nossa’ Foda [FOTOS]

14 Outubro, 2023 - 13:30

3131

1

Entronização.

A Alcadesa de Salvaterra de Miño, concelho galego vizinho de Monção, foi entronizada este sábado Confreira de Honra da Confraria da Foda de Pias, Monção.

 

Vale recordar que o Cordeiro à Monção, popularmente conhecido por Foda à Monção, é o mais emblemático prato do concelho. Foi elevado em 2018 a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Marta Valcárcel mostrou-se muito honrada com o convite. Destacou que o prato mais emblemático de Monção é também muito apreciado do lado de lá do rio Minho.

 

“Estou muito agradecida. É um prazer fazer parte desta Confraria que, tal como a nossa Confraria do Condado do Tea, divulga e promove produtos que nos identificam e projetam a Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño”, disse Marta Valcárcel.

 

“Como vizinhos que somos, a Foda é um prato também muito conhecido e apreciado em Salvaterra”, acrescentou.

 

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Veja a nossa galeria de fotos

 

 

Sete novos confrades

Visivelmente satisfeito estava também o Grão-Mestre da Confraria da Foda, Manuel Luís Gonçalves, num dia em que o grupo ficou maior. Foram entronizados quatro confrades efetivos e três novos confrades de honra.

 

A Confraria passa agora a contar com um total de 71 elementos.

 

“Estamos a crescer. Claro que o crescimento foi maior nos primeiros anos. Agora as entronizações são mais contidas, mas com o objetivo de quem entra seja participativo”, disse o Grão-Mestre.

 

 

Manuel Luís Gonçalves, Grão-Mestre da Confraria da Foda

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

Sobre o prato, Manuel Luís Gonçalves destacou as quase 40 confrarias presentes na cerimónia “que são o reflexo do trabalho que fazemos diariamente, durante todo o ano, para levar este prato a todo o País e além fronteiras”.

 

A Confraria da Foda de Pias, Monção, foi fundada em 2017.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas