A Alcadesa de Salvaterra de Miño, concelho galego vizinho de Monção, foi entronizada este sábado Confreira de Honra da Confraria da Foda de Pias, Monção.
Vale recordar que o Cordeiro à Monção, popularmente conhecido por Foda à Monção, é o mais emblemático prato do concelho. Foi elevado em 2018 a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Marta Valcárcel mostrou-se muito honrada com o convite. Destacou que o prato mais emblemático de Monção é também muito apreciado do lado de lá do rio Minho.
“Estou muito agradecida. É um prazer fazer parte desta Confraria que, tal como a nossa Confraria do Condado do Tea, divulga e promove produtos que nos identificam e projetam a Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño”, disse Marta Valcárcel.
“Como vizinhos que somos, a Foda é um prato também muito conhecido e apreciado em Salvaterra”, acrescentou.
[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: cedida à Rádio Vale do Minho]
Veja a nossa galeria de fotos
Sete novos confrades
Visivelmente satisfeito estava também o Grão-Mestre da Confraria da Foda, Manuel Luís Gonçalves, num dia em que o grupo ficou maior. Foram entronizados quatro confrades efetivos e três novos confrades de honra.
A Confraria passa agora a contar com um total de 71 elementos.
“Estamos a crescer. Claro que o crescimento foi maior nos primeiros anos. Agora as entronizações são mais contidas, mas com o objetivo de quem entra seja participativo”, disse o Grão-Mestre.
Manuel Luís Gonçalves, Grão-Mestre da Confraria da Foda
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
Sobre o prato, Manuel Luís Gonçalves destacou as quase 40 confrarias presentes na cerimónia “que são o reflexo do trabalho que fazemos diariamente, durante todo o ano, para levar este prato a todo o País e além fronteiras”.
A Confraria da Foda de Pias, Monção, foi fundada em 2017.
Boa tarde. Este ano acedi ao vosso convite de comer esse prato a que chamam de foda. Visto eu ter raízes no concelho de Marco de Canaveses, onde se come um bom borrego assado no forno que eu aprecio muito. No entanto serviram – me um arroz amarelo num pequeno alguidar com uns ossos de borrego com gosto mau que não foram assados em cima do arroz, como é comum em Marco de Canaveses. Isto com uma garrafa de água somaram 34 euros. Isto tudo em pleno centro da cidade. Percorri uma centena de KMS para levar uma grande, grande Foda.