PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Promotora do ‘beija-cruz’ arrisca pena até oito anos de prisão

13 Abril, 2020 - 14:40

406

0

PUB Caso venha a ser identificada pela GNR e seja levantado auto de notícia para o tribunal, a promotora do beija-cruz no Centro Social de Paderne incorre em crimes de […]

PUB

Caso venha a ser identificada pela GNR e seja levantado auto de notícia para o tribunal, a promotora do beija-cruz no Centro Social de Paderne incorre em crimes de desobediência ou de propagação de doença contagiosa, cujo quadro penal pode ir até dois e até oito anos de prisão, respetivamente.

Isto mesmo já aconteceu esta segunda-feira, em Barcelos, onde os promotores de uma situação semelhante ocorrida em Barcelos foram identificados por aquela força de segurança, tendo sido levantado o respetivo auto.

Conforme explica o jornal O Minho, o crime de desobediência prevê uma pena até dois anos de prisão, no caso de desobediência qualificada, mas que pode ser agravada em um terço, dada a situação de estado de emergência, como explicara o ministro da Administrção Interna, Eduardo Cabrita, em conferência de imprensa.

“Foi acionada a medida prevista na Lei de Bases da Proteção Civil, que classifica como crime de desobediência com medida sancionatória agravada a violação de orientações e ordens dadas pelas forças de segurança no âmbito das medidas do estado de alerta”, disse o Governante.

 

Diretora de Serviços do Centro Social assumiu que foi a única autora

 

A diretora de serviços do Centro Social de Paderne admitiu esta segunda-feira que  ignorou as normas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde. No entanto, em declarações ao jornal O Minho, a responsável explicou que foi a única autora da iniciativa.

“Era a minha vez de levar os pequenos-almoços ao domicílio e decidi levar um pouco de alegria a casa destas pessoas”, explicou Lurdes Gonçalves.

Na origem, recorde-se, está um vídeo publicado na página daquele Centro Social – entretanto já apagado –  onde vários utentes do Centro Social de Paderne, em Melgaçoforam filmados este domingo a beijar uma cruz num Compasso Pascal improvisado.

“A intenção era melhorar o estado anímico dos utentes, nunca pensei que as pessoas fossem levar para o lado de querer fazer mal”, desabafou.

Nas imagens é possível ver vários idosos, sem qualquer proteção, a beijar a cruz, enquanto uma das responsáveis pelo lar vai limpando ou desinfetando com um pano.

 

PUB

 

Últimas