Melgaço está a “trabalhar afincadamente” para responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council – GSTC.
O objetivo, explica o Município, é “honrar o compromisso em prol de um município mais sustentável”.
Foi realizada mais uma reunião da Green Team de Melgaço.
Durante a sessão, foram recolhidos “novos contributos para incluir no Plano de Ação para a Sustentabilidade do Destino para os próximos anos. Foi, também, efetuado um balanço da implementação das ações que estavam previstas no plano, em especial as que ocorreram em 2023”.
A Green Team é a estrutura operacional responsável pela definição e acompanhamento do plano de ação do processo de certificação de Melgaço como destino sustentável, sendo constituída por representantes de vários parceiros locais públicos e privados.
A sessão foi dirigida por José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara de Melgaço.
“O Município está a trabalhar intensamente para que brevemente possa ser renovada a certificação de Melgaço como destino turístico sustentável”, garantiu o autarca.
[Fotografia: Município Melgaço]
Recorde-se que, no passado mês de abril, Melgaço renovou a certificação do selo prata da EarthCheck, alcançando o nível 2. Pretende agora chegar ao nível 3. O ouro está previsto para 2026.
Neste sentido, “está agendada uma auditoria presencial ao concelho para o início de março”, revela a autarquia.
O processo de certificação, que conta com a assessoria do IPDT, foi pensado e desenvolvido para garantir um trabalho integrado, colaborativo e participativo, envolvendo vários agentes (públicos e privados), stakeholders e comunidade local.
Neste contexto, a DMO (Destination Management Organization) e a Green Team são estruturas chave para definir os principais objetivos e metas a alcançar pelo destino, no âmbito deste processo.
À DMO, em específico, compete planear, gerir e supervisionar o processo de certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável.
Comentários: 0
0
0