PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço prepara-se para examinadores – Todos querem chegar ao ‘ouro’

16 Fevereiro, 2024 - 13:50

349

0

Auditoria presencial deverá acontecer no mês que vem.

Melgaço está a “trabalhar afincadamente” para responder aos critérios solicitados pelo padrão normativo da EarthCheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council – GSTC.

 

O objetivo, explica o Município, é “honrar o compromisso em prol de um município mais sustentável”.

 

Foi realizada mais uma reunião da Green Team de Melgaço.

 

Durante a sessão, foram recolhidos “novos contributos para incluir no Plano de Ação para a Sustentabilidade do Destino para os próximos anos. Foi, também, efetuado um balanço da implementação das ações que estavam previstas no plano, em especial as que ocorreram em 2023”.

 

A Green Team é a estrutura operacional responsável pela definição e acompanhamento do plano de ação do processo de certificação de Melgaço como destino sustentável, sendo constituída por representantes de vários parceiros locais públicos e privados.

 

A sessão foi dirigida por José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara de Melgaço.

 

“O Município está a trabalhar intensamente para que brevemente possa ser renovada a certificação de Melgaço como destino turístico sustentável”, garantiu o autarca.

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

Recorde-se que, no passado mês de abril, Melgaço renovou a certificação do selo prata da EarthCheck, alcançando o nível 2. Pretende agora chegar ao nível 3. O ouro está previsto para 2026.

 

Neste sentido, “está agendada uma auditoria presencial ao concelho para o início de março”, revela a autarquia.

 

O processo de certificação, que conta com a assessoria do IPDT, foi pensado e desenvolvido para garantir um trabalho integrado, colaborativo e participativo, envolvendo vários agentes (públicos e privados), stakeholders e comunidade local.

 

Neste contexto, a DMO (Destination Management Organization) e a Green Team são estruturas chave para definir os principais objetivos e metas a alcançar pelo destino, no âmbito deste processo.

 

À DMO, em específico, compete planear, gerir e supervisionar o processo de certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável.

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas