PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Monção

Marcelo: “Não tenho a sorte de ser do Alto Minho. Sou do Baixo Minho, que é uma aproximação”

30 Maio, 2018 - 00:36

255

0

“Eu não tenho a sorte de ser do Alto Minho. Sou do Baixo Minho, que é uma espécie de aproximação. Não se chega ao paraíso, fica-se ali no purgatório à […]

“Eu não tenho a sorte de ser do Alto Minho. Sou do Baixo Minho, que é uma espécie de aproximação. Não se chega ao paraíso, fica-se ali no purgatório à espera… durante um tempo. Ninguém é perfeito!”. As palavras bem-dispostas foram ditas por Marcelo Rebelo de Sousa em fevereiro do ano passado, em Valença, durante as festas de São Teotónio. Um ano e três meses depois, o Presidente da República está prestes a regressar ao Vale do Minho. Desta vez a Monção. Na memória de muitos está ainda o carinho que o professor demonstrou por esta região. “A partir daqui, olham para o país de cima para baixo. E vão percebendo como é que o país se fez. Portugal começou aqui e começou com uma boa inspiração”, lembrou. “Este santo [São Teotónio] não é só o santo padroeiro desta freguesia [Ganfei]. É um santo padroeiro de Portugal. Fomos e somos importantes porque fomos sempre fiéis à nossa história, aos nossos costumes e àquilo que nos define”, considerou. “Somos conhecidos por todo o mundo. E começou aqui… na vossa capacidade de luta e na vossa capacidade de acreditar. E também na inspiração de São Teotónio que, curiosamente, acabou por ser alguém próximo do começo da nossa nacionalidade”.

Perante as centenas de pessoas, Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se a quarta personalidade em toda a história do concelho de Valença a receber a Chave de Honra da Cidade, o mais alto galardão atribuído pelo Município.

 

Marcelo Rebelo de Sousa: “A partir daqui, olham para o país de cima para baixo. E vão percebendo como é que o país se fez.”

 

Volvido pouco mais de um ano, o professor está de volta. Desta vez para visitar Monção, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios do passado mês de outubro. O programa não contempla idas às zonas flageladas pelas chamas, mas certamente que o tema não passará ao lado das conversas entre o Chefe de Estado e os decisores políticos do concelho.  “A visita do Presidente da República é um orgulho para todos nós. Estamos gratos pela sua visita e, como é nossa caraterística, vamos receber Sua Excelência com grande entusiasmo, simpatia e hospitalidade”, expressou esta terça-feira o presidente da Câmara, António Barbosa.

Marcelo Rebelo de Sousa vai assistir ao arranque das Festas do Corpo de Deus, estando prevista a presença na Eucaristia a ser celebrada na Igreja Matriz, pelas 17h00. O Chefe de Estado vai participar de seguida na Procissão Solene, que vai percorrer várias artérias da vila.

 

Recorde aqui as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, no ano passado, em Valença:

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1371008782969707/

 

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas