PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Legislativas

Legislativas: Sondagem da Católica continua a dar vitória ao PS – CDS-PP à beira do ‘eclipse’

13 Janeiro, 2022 - 16:54

471

0

Socialistas recolhem agora 39% das intenções de voto, mais um ponto do que na última sondagem.

O PS continua a liderar as intenções de voto dos portugueses na ida às urnas marcada para 30 de janeiro e até dilata a vantagem face ao PSD, mas não consegue a maioria absoluta a que tem apelado António Costa. Isto de acordo com a sondagem feita pela Universidade Católica para a RTPAntena Público.

 

Segundo a projeção divulgada esta quinta-feira, os socialistas recolhem agora 39% das intenções de voto, mais um ponto do que na última sondagem e mais nove pontos do que os sociais-democratas (30%).

 

Tal significa que o PS asseguraria 104 a 113 deputados, ou seja, menos de metade dos assentos parlamentares (a maioria absoluta é alcançada aos 116). Já o PSD conseguiria entre 81 e 89 deputados.

 

Por outro lado, o estudo da Universidade Católica sinaliza um empate quanto ao terceiro lugar da corrida, com o Bloco de Esquerda e o Chega a recolherem ambos 6% das intenções de voto. Se as eleições fossem esta quinta-feira, o partido de Catarina Martins conseguiria, assim, entre oito e 12 deputados. Já o partido de André Ventura asseguraria entre seis e 12 deputados, quando nesta última legislatura apenas contou com um assento na Assembleia da República.

 

Na projeção, segue-se a CDU com 5% (quatro a dez deputados), a Iniciativa Liberal com 4% (três a sete deputados) e o PAN com 3% (dois e quatro deputados).

 

Em último lugar, aparecem o CDS-PP e o Livre, ambos com 2% das intenções de voto. O inquérito sinaliza que o partido de Francisco Rodrigues dos Santos poderia não eleger nenhum deputado ou garantir um enquanto dá como certa a eleição de um deputado para o Livre.

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas