PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Jorge Mendes: «Há pessoas que vêm propositadamente a Valença para apreciar lampreia»

2 Fevereiro, 2017 - 03:04

306

0

De acordo com dados da ADRIMINHO, a gastronomia de seis municípios do Vale do Minho ligada à lampreia representa um negócio de seis milhões de euros.

O presidente da Câmara de Valença mostrou-se esta quarta-feira bastante optimista para a época da lampreia que agora começa. Jorge Mendes marcou presença no Auditório do Centro de Inovação e Logística de Valença, que acolheu a cerimónia de arranque de mais uma edição da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”. O projeto, recorde-se, é promovido pelas câmaras municipais de Melgaço, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença e Monção, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Confraria da Lampreia do Rio Minho. “Esta é uma época de excelência, em que esta iguaria vai ser lindamente confecionada pelas mãos habilidosas dos nossos mestres de cozinha”, disse Jorge Mendes aos jornalistas. De sorriso no rosto, o autarca valenciano admitiu que o tempo seco de janeiro dificultou a chegada da lampreia ao rio Minho. No entanto, “com as chuvadas desta semana deverá começar a entrar muita lampreia. Chegará aqui a Valença e a aos outros concelhos para tornar-se numa iguaria do melhor”.
A época da lampreia, que começou a 15 de janeiro e se prolonga até 15 de abril, terá um dos seus pontos altos em Valença com a oitava edição do Festival Gastronómico «Sabores da Lampreia». A iniciativa, que todos os anos arrasta milhares de fãs da lampreia do Rio Minho à localidade de São Pedro da Torre, vai realizar-se entre os próximos dias 17 e 19 de março. Um evento que promete, uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região. “Tal como em anos anteriores, esperamos um grande sucesso para esse evento. Já entrou em velocidade cruzeiro. Toda a orgânica montada é para que corra bem”, continuou Jorge Mendes.
No que diz respeito à restauração em geral, o presidente da Câmara garante que “o feedback é sempre muito positivo. A lampreia do Rio Minho é célebre além fronteiras. Há pessoas que vêm propositadamente a Valença para apreciar a boa lampreia na boa restauração”. “Felizmente temos restaurantes de referência nessa área”.
Jorge Mendes fez questão ainda de realçar a importância desta iniciativa conjunta entre os seis municípios referidos. “Juntos fazemos muito mais do que individualmente. Temos uma capacidade de projetar muito mais longe este prato. É também uma garantia de sustentabilidade desta iguaria”, concluiu.
De acordo com dados da ADRIMINHO, a gastronomia de seis municípios do Vale do Minho ligada à lampreia, que mobiliza mais de cem restaurantes no âmbito da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um prato de excelência”, representa um negócio de seis milhões de euros.

Últimas