Menu

+

0

1

País

Já reparou que as tampas aparecem agora agarradas às garrafas? Há uma razão para isso

29 Dezembro, 2023 - 12:12

3006

0

Todas as tampas de garrafas ou embalagens de até 3 litros estão agora presas ao resto do recipiente .

Certamente já reparou lá por casa, ou até mesmo no local de trabalho que as tampas de algumas bebidas (água por exemplo) aparecem agora agarradas às garrafas.

 

Segundo explica o portal Executive Digest, essa medida deve-se a  aspetos ambientais, procurando criar produtos com o menor impacto possível para o planeta.

 

Assim, a partir de 3 de julho de 2024, de acordo com a Lei de Resíduos que entrou em vigor no ano passado e a Diretiva (UE) 2019/904 sobre a redução do impacto de certos produtos plásticos no meio ambiente de 2019,  todas as tampas de garrafas ou embalagens de até 3 litros deverão ficar presos ao resto do recipiente .

 

Trata-se de “garantir que o fecho (a tampa) seja reciclado com o resto da embalagem”.

 

De acordo com um relatório técnico do Centro Comum de Investigação da UE, as tampas de garrafas de plástico e as beatas de cigarro são alguns dos resíduos mais comuns nas praias europeias.

 

Esta medida complementa a norma que proíbe a comercialização dos dez resíduos plásticos descartáveis ​​mais encontrados nas praias europeias, que definiu, a partir de 3 de julho de 2021, que pratos, talheres, palhinhas, palitos de balão e cotonetes de plástico descartáveis ​​não poderiam ser vendidos nos mercados da UE.

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas