PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Galiza/S.João: Tui autoriza apenas fogueiras e sardinhadas em “terrenos particulares”

18 Junho, 2020 - 15:11

174

0

PUB O Município de Tui apenas vai autorizar sardinhadas e fogueiras de São João em terrenos particulares e mediante autorização prévia da autarquia. A decisão, anunciada esta quinta-feira, prende-se com […]

PUB

O Município de Tui apenas vai autorizar sardinhadas e fogueiras de São João em terrenos particulares e mediante autorização prévia da autarquia. A decisão, anunciada esta quinta-feira, prende-se com as medidas a adotar face à contenção da propagação do novo coronavírus (COVID-19).

“No caso de serem autorizados, devem tomar todas as medidas de prevenção e segurança impostas por lei”, apela o Município em nota de imprensa.

Acrescenta ainda a autarquia que “se a situação epidemiológica o permitir, festividades e feiras poderão ser retomadas a partir do próximo dia 1 de julho”.

O dia de S. João, recorde-se, assinala-se no próximo dia 24 de junho. É uma data não só muito celebrada no norte de Portugal como também na Galiza. No entanto, este ano vários Municípios estão a tomar medidas devido às circunstâncias provocadas pela COVID-19.

O Município da Corunha, por exemplo, já anunciou que as tradicionais fogueiras na praia estão proibidas. Mas as sardinhadas não.

De acordo com o jornal Quincemil, a autarquia já comunicou aos empresários da restauração que esta tradição poderá ser cumprida desde que seja feita uma comunicação prévia ao Município. No entanto, previsivelmente, vão existir normas a cumprir. Entre elas o horário destas iniciativas que apenas poderão ter lugar das 13h00 às 16h00 e das 20h00 às 23h59 a 23 e 24 de junho.

Os interessados em realizar as tradicionais sardinhadas na via pública deverão enviar uma declaração ao Município até ao próximo dia 22 de junho.

Durante os dias de festejo, o Município garante que irá estar atento sobre o cumprimento das normas estabelecidas pela Junta da Galiza, agora que a região deixou o Estado de Alarme e entrou na chamada fase 3 de desconfinamento. 

O Município lembrou ainda aos proprietários que, no interior dos estabelecimentos, a lotação máxima é de 75%. Nas esplanadas é de 80%.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas