Começou este sábado, em Salvaterra de Miño – concelho galego vizinho de Monção, mais uma edição da Festa do Viño Espumoso das Rias Baixas. O evento, que esteve dois anos suspenso devido à pandemia da COVID-19, regressa para a 8ª edição este sábado e domingo.
Do programa faz parte muita animação musical, gastronomia, entronização de novos confrades, brindes e um colóquio sobre vinhos espumantes.
Está a ter lugar na Fortaleza de Salvaterra.
Cartaz da edição deste ano da Festa do Viño Espumoso de Salvaterra de Miño
[Fonte: Concello de Salvaterra de Miño]
As denominadas Rias Baixas concatenam-se entre Baiona e Fisterra. São as de maior extensão e as que, de maneira uniforme, se prolongam de sudoeste a nordeste. Trata-se das rias de Vigo, Pontevedra, Arousa e Muros-Noia. No seu litoral recortado, as porções de costa escarpada, rochosa e brava intercalam-se com amplos areais aos quais se pode aceder de terra, seguindo a ampla rede de estradas, ou do mar, aproveitando os numerosos portos.
Do ponto de vista climático, realça-se a existência de temperaturas suaves durante uma boa parte do ano e a abundância de precipitações ao longo do outono e do inverno. Isto favorece o desenvolvimento de amplas massas florestais que transpiram verdura e que o viajante observa à primeira vista.
Programa da edição deste ano da Festa do Viño Espumoso de Salvaterra de Miño
[Fonte: Concello Salvaterra de Miño]
À riqueza e variedade do meio natural une-se a ampla gama de produtos do mar e da terra, de peixes, mariscos e vinhos, que fazem a delícia de qualquer gastrónomo, e que se podem apreciar tanto nas cidades mais importantes, como Vigo ou Pontevedra, como nas numerosas vilas piscatórias.
Comentários: 0
1
0