PUB
Jorge Mendes, deputado pelo PSD na Assembleia da República eleito por Viana do Castelo, destacou esta quinta-feira a “importância comprovada” do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) Rio Minho perante a informação de que o Ministério da Administração Interna comunicou a “decisão de que aos Pontos de Passagem Autorizados (PPA) já previstos anteriormente, Portugal e Espanha acordaram a abertura de mais quatro” já a partir da próxima segunda-feira.
Recorde-se que Jorge Mendes foi um dos autarcas fundadores do AECT Rio Minho, criado em 2018. Nesse ano o parlamentar ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Valença.
“Dá voz a toda esta região de fronteira. Todo este movimento nos últimos dias com os autarcas unidos resultou na conquista de objetivos e é esse um dos grandes objetivos do AECT Rio Minho: dar voz à região de fronteira”, realçou Jorge Mendes à Rádio Vale do Minho.
“O Vale do Minho carecia de uma voz que nos representasse. Uma coisa é falarmos de autarquias individualmente, e outra coisa é termos uma voz única que represente estes milhares de residentes que vivem aqui na fronteira representados pelos respetivos presidentes de Câmara, alcaldes e alcadesas”.
Assim, a partir de segunda-feira, passam a existir mais três pontos de passagem no Vale do Minho nos dias úteis, entre as 7h00 e as 21h00: Melgaço, Lugar do Peso, km 19,800, EN 202; Monção, Avenida da Galiza, km 15,300, EN 101; Miranda do Douro, km 86,990, EN 218; Vila Nova de Cerveira, km 104,500, EN 13.
A estes quatro novos Pontos de Passagem Autorizados juntam-se a Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim, que funcionam em permanência.
O que é o AECT Rio Minho?
O AECT Rio Minho, com sede em Valença, foi criado em 2018 e abrange um total de 26 concelhos: dez da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 16 concelhos galegos da província de Pontevedra com ligação ao rio Minho.
Os dois sócios principais do AECT são a CIM Alto Minho e a Deputación de Pontevedra, que aglutinam 10 municípios do Alto Minho, e 16 concelhos da Deputacion Pontevedra, abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados de território e 375.995 habitantes.
A criação do AECT Rio Minho foi impulsionada pelas ações de Estratégia de Cooperação Inteligente Transfronteiriça do projeto Smart Minho, que conta com uma dotação de 942.022,47 euros, cofinanciado ao 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.
[Fotografia: Jorge Mendes / DR]
Comentários: 0
0
0