PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Monção

Fronteiras: Autarcas vão voltar à carga na segunda-feira… em Monção

5 Junho, 2020 - 16:56

198

0

PUB Está marcada mais uma ação de protesto entre os autarcas de um lado e do outro do Rio Minho. Depois de uma primeira realizada na passada quarta-feira, na ponte […]

PUB

Está marcada mais uma ação de protesto entre os autarcas de um lado e do outro do Rio Minho. Depois de uma primeira realizada na passada quarta-feira, na ponte internacional de Vila Nova de Cerveira, a próxima vai ter lugar segunda-feira, pelas 10h00, na ponte internacional que liga Monção ao município galego de Salvaterra de Miño.

Recorde-se que estas são ações levadas a cabo pelos vários Municípios de fronteira nesta região que reivindicam a reabertura urgente das fronteiras com a Galiza. 

Na passada quarta-feira, os 16 presidentes de Câmara integrantes do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (Rio Minho) suspenderam mesmo o Auto de Reconhecimento de Fronteira que todos os anos se realiza no mês de setembro, em sinal de protesto.

“Estamos a ser alvo de uma injustiça tremenda por parte dos nossos Estados!”, disse Fernando Nogueira, vice-presidente do AECT Rio Minho. “Das 64 passagens que existem entre Portugal e Espanha, há três entre as cinco mais movimentadas estão precisamente no rio Minho. Não faz sentido concentrar mais de 50% de todo este movimento numa única fronteira”.

controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da COVID-19.

Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas