PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

FolkMonção: Melgaço não recebe festival por não se enquadrar no programa da Festa da Cultura

17 Julho, 2012 - 08:20

152

0

A 27ª edição deste Festival Internacional de Danças Folclóricas segue o mesmo formato e estrutura dos anos anteriores, mas com o concelho de Melgaço a não receber o espetáculo, por uma questão de calendarização com a Festa da Cultura, uma semana mais tarde.

Está tudo pronto para sete concelhos alto-minhotos receberem, de 30 de Julho a 05 de Agosto, mais um FolkMonção, numa organização do Rancho Folclórico de Barbeita.

A 27ª edição deste Festival Internacional de Danças Folclóricas segue o mesmo formato e estrutura dos anos anteriores, mas com o concelho de Melgaço a não receber o espetáculo, por uma questão de calendarização com a Festa da Cultura, uma semana mais tarde.

Por outro lado, e depois de no ano passado não ter integrado o evento sem avançar os motivos, Arcos de Valdevez volta a acolher o ‘Mundo a Dançar’.

Apesar de previsto para 2011, o alargamento do evento ao concelho de Paredes de Coura vai continuar na gaveta porque, segundo o diretor Boaventura Rodrigues, ainda não foi possível chegar a acordo.

Com a filosofia de partilhar conhecimentos e experiências, a parceria iniciada no ano passado com o Instituto Português de Juventude na angariação de voluntários mantém-se. Vêm um pouco de todo o país e até além-fronteiras. Em 2011 foi uma polaca que se inscreveu e veio para o Alto Minho durante uma semana para prestar apoio na logística ao FolkMonção, que reúne mais de uma centena de voluntários residentes.

Este ano são jovens italianos. Interesse que só revela que o nome do festival já é uma referência internacional.

Os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira recebem, entre 30 de Julho e 05 de Agosto, a 27ª edição do Festival de Folclore Internacional, antes Ponto de Mouro e Alvarinho, mas, desde o ano passado, com nova designação – FolkMonção -, mantendo, contudo, o slogan pelo qual é conhecido o evento, “O Mundo a Dançar”. Os grupos deste ano são da Argentina, Geórgia, Indonésia, México, Perú, Portugal, Rússia e Venezuela.

São esperadas 55 mil pessoas para apreciarem os espetáculos, sendo que os momentos altos são as galas de abertura e encerramento no concelho monçanense.

Ao longo de 26 anos de espetáculo, este Festival internacional de Folclore já trouxe ao Alto Minho 239 grupos dos cinco continentes, num total de 8.400 intérpretes.

Os concelhos de Viana do Castelo , Paredes de Coura e Melgaço são os únicos que estão de fora do roteiro do “Mundo a Dançar”. Se a capital de distrito já conta com um festival de folclore certificado pelo CIOF, Paredes de Coura não e nem há garantias de que para o ano receberá a primeira atuação. No caso de Melgaço é apenas uma questão de calendarização por não coincidir com a Festa da Cultura.

Últimas