PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Exportações cresceram 12,4 por cento no primeiro trimestre – CCDR-N

2 Julho, 2012 - 12:18

293

0

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) destacou hoje a “recuperação do dinamismo” das exportações na região, que registaram um crescimento de 12,4 por cento no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2011.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) destacou hoje a “recuperação do dinamismo” das exportações na região, que registaram um crescimento de 12,4 por cento no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2011.

No boletim “Norte Conjuntura” relativo aos dados do primeiro trimestre de 2012, com os indicadores disponíveis até 19 de junho, a CCDR-N salienta que se registou na região “um crescimento superior ao nacional, que corresponde a 12,0 por cento”.

Segundo o boletim, a recuperação verificada no domínio das exportações foi, em grande medida, impulsionada pelo aumento das exportações para fora da União Europeia, que cresceram 20,1 por cento. Ainda que numa menor percentagem, também as exportações para o espaço comunitário cresceram (10,7 por cento).

A acompanhar esta tendência, regista-se uma diminuição das importações, com uma variação negativa mais acentuada do que no trimestre anterior (-8 por cento, face aos anteriores -4,1).

“A acumulação destes dois efeitos determinou uma evolução muito positiva do comércio externo líquido”, conclui.

Relativamente à taxa de desemprego da Região do Norte no primeiro trimestre de 2012, cifra os 15,1 por cento, o que significa um agravamento deste indicador correspondente a um ponto percentual, quando comparado com o anterior trimestre. Em sentido contrário, o boletim destaca a taxa de desemprego jovem que, face ao anterior trimestre, registou uma diminuição de 0,8 pontos percentuais (de 32,9 por cento, diminuiu para 32,1).

Sobre o financiamento às empresas na região, o documento aponta um agravamento da tendência negativa, verificando-se uma redução do crédito às empresas de 9,5 por cento face ao período homólogo de 2011. A nível nacional, essa redução cifra os 4,9 por cento. Também o financiamento do sistema bancário e financeiro às famílias no Norte registou uma quebra de -3,7 por cento, prosseguindo a tendência negativa.

O boletim “Norte Conjuntura” disponibiliza uma análise conjuntural nos domínios do mercado de trabalho, emprego e desemprego, endividamento das empresas, comércio internacional, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e “monitorização do QREN”.

Últimas