PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Desp. Monção vai jogar na III Divisão Nacional

17 Julho, 2012 - 09:47

192

0

É notícia dos últimos dias! O Desportivo de Monção vai jogar na III Divisão Nacional na época 2012/13, que teve início oficial em 1 de Julho corrente.

É notícia dos últimos dias! O Desportivo de Monção vai jogar na III Divisão Nacional na época 2012/13, que teve início oficial em 1 de Julho corrente.
Embora tivesse ficado classificado em quarto lugar na época transacta, o Desportivo de Monção acaba de ser convidado pela Associação de Futebol de Viana do Castelo para integrar o Campeonato Nacional da III Divisão na nova época. O convite teve lugar após a constatação de algumas desistências de clubes do escalão e de outros superiores.
Também o futebol parece sentir o fenómeno de insuficiência económica que grassa pelo país. O caso mais significativo é o da U. Leiria, mas também outros clubes, mormente transmontanos já decidiram terminar a sua presença nas competições nacionais, como foi o caso do Macedo de Cavaleiros, décimo classificado da II Divisão na época anterior.
No intuito de preencher os quadros competitivos nacionais, a Federação Portuguesa de Futebol solicitou à sua filiada de Viana a indicação de mais um clube para a III Divisão. Pela lógica, esta endereçou os convites, primeiramente ao S C Courense e, em seguida, ao Neves F C, os quais rejeitaram essa possibilidade, certamente por não reunirem requisitos para tal ou por julgarem o momento inadequado, facto que também deverá ter pesado na decisão.
O convite foi então dirigido ao Desportivo de Monção que o aceitou, disputando então aquela que será a última época da III Divisão nacional.

Campeonato em extinção
O Campeonato Nacional da III Divisão vai ser extinto no final desta época. De acordo com a reformulação das provas nacionais, passará a existir, a partir de 2013/2014, um único campeonato nacional de seniores sob a égide da Federação. Por isso, nesta época transitória, relativamente à III divisão nacional apenas dois (na melhor hipótese, três) clubes permanecerão nas provas nacionais, sendo que os restantes dez clubes serão despromovidos aos distritais.
Convenhamos que, em termos de hipóteses matemáticas de manutenção, esta será a pior época possível para disputar a prova. Aliás, já ouvimos bastantes pessoas ligadas ao sector a manifestarem alguma relutância pela inoportunidade de tal aceitação, sendo seu entendimento que seria preferível optar pela subida em título de campeão distrital na próxima época, pois garantiria essa presença no futebol nacional, em época em que a manutenção seria, teoricamente, mais facilitada pela facto de apenas haver lugar a duas descidas entre os dez participantes em cada série no novo figurino.
Ouvimos inclusive reação negativa por parte de alguns directores do clube, aliando a esse aspecto o facto do clube se encontrar com o campo penhorado e uma dívida de algumas centenas de milhares de Euros à Segurança Social.
Seja como for, o certo é que a Direcção da colectividade optou por jogar no nacional e agora há que não só respeitar a decisão, senão encorajá-los a prosseguirem na preparação da época na melhor maneira e sobretudo apoiar a equipa nos respectivos jogos de modo a conseguir-se uma época em consonância com os pergaminhos do clube.
A época, oficialmente, arrancará já no próximo dia 26 de Agosto, com a disputa da primeira eliminatória da Taça de Portugal, tendo o campeonato início uma semana depois, em 2 de Setembro, com término da primeira fase em 10 de Março, iniciando-se a segunda a 31 do mesmo mês, com conclusão prevista para 2 de Junho.
O sistema de campeonato é idêntico ao da época anterior, ou seja, uma primeira fase com doze equipas jogando entre si a duas voltas; uma segunda fase em que jogarão também a duas voltas, mas em duas séries de seis, em que os clubes partirão com metade dos pontos averbados na primeira fase. Os seis primeiros jogarão para a subida, reservada aos dois primeiros (ou terceiro se for um dos três melhores de todas as séries), enquanto os restantes descerão aos distritais. Os seis últimos classificados da primeira fase, já todos com destino de descida traçado, terão apenas uma motivação (se é que chega a ser motivação): os dois primeiros terão direito a jogar a Taça de Portugal na época seguinte. Não serão bastante penosos estes dez derradeiros jogos?!
O Desportivo de Monção vai ter como “colegas” distritais o Ponte da Barca, que foi o campeão da época passada na Divisão de Honra, e Vianense e Melgacense, que garantiram a permanência. Os restantes oito clubes serão dos distritos de Braga, Vila Real e/ou Bragança.

Últimas