PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza
País

COVID-19: Portugal descarta ajuda da Galiza – Situação “estabilizada”, diz Ministério

7 Fevereiro, 2021 - 14:33

226

0

PUB Portugal rejeitou a disponibilidade da Galiza para receber doentes com a COVID-19. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Saúde garantiu que as unidades da região […]

PUB

Portugal rejeitou a disponibilidade da Galiza para receber doentes com a COVID-19. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Saúde garantiu que as unidades da região Norte estão a conseguir dar respostas às necessidades.

O Ministério liderado por Marta Temido, disse que a situação da região Norte encontra-se estabilizada e com capacidade de resposta previsível para os próximos dias, tanto em doentes de enfermaria como em UCI [Unidade de Cuidados Intensivos].

Acrescentou ainda que houve uma “ligeira diminuição de doentes em enfermaria” durante a última semana. O que, de acordo com o Ministério da Saúde, possibilitou receber doutras regiões.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, a imprensa galega anunciou que o Hospital Álvaro Cunqueiro, em Vigo, na Galiza, iria acolher doentes COVID do Alto Minho. A notícia foi avançada pelo jornal Faro de Vigo, que dá mesmo exemplos de doentes provenientes de concelhos como Caminha ou Valença.

“Nas próximas horas, o Ministério da Saúde irá articular com as autoridades portuguesas que iremos colocar à disposição”, disse o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo.

A medida, recorda o jornal, está já em cima da mesa desde o final do mês passado quando Portugal assumiu que iria solicitar ajuda internacional e enviar doentes COVID para hospitais de outros países devido à pressão verificada nas unidades hospitalares em todo o território.

“O Hospital Álvaro Cunqueiro tem nesta altura capacidade suficiente para oferecer esta ajuda”, disse Feijóo que colocou o hospital galego como exemplo na luta contra a COVID-19 na Galiza e em toda a Espanha.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

 

Últimas