PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha quer formar uma Eurocidade com mais dois ‘vizinhos’ galegos

10 Maio, 2024 - 11:04

131

0

“Este é um passo importante para consolidar o nosso relacionamento”.

Está a nascer a eurocidade Caminha/O Rosal/A Guarda.

 

A Presidente Ánxela Fernández Callís e o Presidente Rui Lages juntaram-se numa reunião onde se comprometeram a trabalhar na criação de uma Eurocidade para fortalecer laços, realizar projetos conjuntos e resolver problemas comuns.

 

O Rosal e Caminha realizaram um encontro histórico que “marca o início de uma grande aliança transfronteiriça na região do Minho”, considera o Município.

 

A Presidente da Câmara de O Rosal, Ánxela Fernández Callís, manteve uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, onde ambos os autarcas concordaram em dar os primeiros passos para a criação de uma Eurocidade que inclua Caminha, O Rosal e A Guarda, que permita continuar a estreitar os laços entre as populações vizinhas, abordar problemas, objetivos comuns e desenvolver uma programação sociocultural e económica conjunta.

 

Fernández Callís manifestou a sua satisfação com a visita do autarca caminhense e manifestou a vontade de trabalhar em estreita colaboração para criar um espaço europeu que una as duas margens do Minho “que não se consideram como fronteiras”.

 

“Este é um passo importante para consolidar o nosso relacionamento e criar oportunidades de crescimento para os três municípios”, afirmou a Presidente.

 

Por seu lado, o Presidente de Caminha destacou a importância de se abordar problemas comuns, como a mobilidade na zona do Minho, bem como de fortalecer os laços entre populações que já se sentem unidas.

 

“É fundamental trabalharmos juntos para superar os obstáculos que afetam a nossa região e promover uma maior integração entre programação e serviços, o que sem dúvida beneficiará os nossos vizinhos”, sublinhou Rui Lages.

 

No encontro também participou o Vereador da Cultura, João Antonio Branco. os vereadores do Rosal Germán Rodríguez, Beatriz Rodríguez, Carlos Villanueva e Alejandro González, o Vereador da Cultura de
Caminha, João Pinto, além de técnicos e especialistas, que abordaram as primeiras medidas a seguir para a criação da Eurocidade.

 

A criação desta grande aliança será mais um passo na estreita união entre estes concelhos, já que os técnicos de O Rosal e Caminha trabalham há anos num programa conjunto de formação lançado pelo Grupo Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho, AECT Rio Minho, para o desenvolvimento de futuros projetos transfronteiriços conjuntos.

 

O próximo passo será uma reunião no dia 20 de maio, em Caminha, com os três autarcas: do Rosal, A Guarda e Caminha, precisamente para abordar esses primeiros passos para a criação da Eurocidade.

 

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas