PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Estes três concelhos vão formar uma Eurocidade – Já há declaração de interesse

20 Maio, 2024 - 17:25

213

0

“O clima foi de entusiasmo e todos os envolvidos estão unidos num espírito de diálogo e na criação de um projeto comum”.

Os autarcas de Caminha, em Portugal, A Guarda e O Rosal, na Galiza, definiram esta segunda-feira os pontos essenciais da Declaração de Interesse para a criação da futura Eurocidade, que reunirá os três municípios das duas margens do Rio Minho.

 

O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, recebeu os responsáveis de A Guarda – o Vereador Isidro Lomba Lorenzo, e a Presidente da Câmara do Rosal, Ánxela Fernández Callís, tendo sido elaborado um primeiro documento, cuja redação definitiva terá ainda de ser aprovada pelos órgãos municipais de cada um dos signatários e ainda pela Junta da Galiza e pela CCDR N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

 

A sintonia, segundo o Município de Caminha, “é total e a vontade de levar mais longe a cooperação, de modo mais formal, também”.

 

Os responsáveis pelos três municípios “acreditam na importância da cooperação transfronteiriça e no reforço dos laços de amizade e colaboração e veem na “Eurocidade” o formato ideal para reforçar essas relações”.

 

“O documento exprime, aliás, a natureza das Eurocidades enquanto organismos que têm por objetivo a promoção da convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental, impulsionando mesmo a utilização de serviços comuns enquanto instrumentos dinamizadores da convivência entre as populações dos diferentes territórios”, adianta a autarquia caminhense.

 

Este foi o terceiro encontro entre responsáveis dos municípios, tendo como ponto de agenda a criação de uma Eurocidade.

 

O segundo aconteceu no passado dia 10 deste mês, no Rosal, juntando a Presidente Ánxela Fernández Callís e o Presidente Rui Lages, além políticos e técnicos, tendo sido classificado como “histórico” e determinante para o início de uma grande aliança transfronteiriça na região do Minho.

 

Na altura ficou agendado o terceiro, que hoje aconteceu, e que o Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, vê como “muitíssimo positivo”.

 

“O clima foi de entusiasmo e todos os envolvidos estão unidos num espírito de diálogo e na criação de um projeto comum”, sublinhou Rui Lages.

 

Antes, também na Câmara de Caminha, Rui Lages, tinha reunido com o Presidente de A Guarda, Roberto Carrero, tendo sido igualmente abordada, nessa oportunidade, a vontade de criação de uma Eurocidade.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas