PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Município promete ‘jogar duro’ – Miguel Alves quer S. João d’Arga entre as 7 Maravilhas

12 Junho, 2020 - 10:11

489

0

PUB O presidente da Câmara Municipal de Caminha está determinado a levar a Romaria de São João d’Arga o mais longe possível no concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. É uma […]

PUB

O presidente da Câmara Municipal de Caminha está determinado a levar a Romaria de São João d’Arga o mais longe possível no concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. É uma das Romarias mais antigas e tradicionais do Alto Minho, e acontece todos os anos no dia 28 de agosto. Há dias conseguiu o apuramento para a final distrital daquela competição.

“É uma romaria emblemática e muito acarinhada não só pelo concelho de Caminha mas por todos os minhotos. Achamos que seria importante esta distinção num concurso que tem as suas regras. Vamos tentar dar a conhecer ainda mais S. João d’ Arga”, referiu o autarca à Rádio Vale do Minho.

A romaria passou mesmo e agora vem um desafio mais difícil – a final distrital. “Como em tudo na vida, queremos ganhar. Quando chegar o momento certo, vamos ter de apelar ao apoio de todos” e Miguel Alves está convicto de que esse apoio não será apenas das gentes de Caminha.

“Sei bem da forma como S. João d’ Arga é acarinhado por tanta gente em todo o Alto Minho. Aquilo que queremos é dar uma dimensão mais pública e poder dizer às pessoas que temos também este tesouro tal como, por exemplo, Monção soube dar a conhecer o Cordeiro e as Roscas”. O primeiro recorde-se, foi elevado em 2018 a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. As segundas, no ano passado, passaram a figurar entre as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

“Este caminho até escolher S. João d’ Arga como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular será também uma rusga. Se as coisas não correrem como desejamos, ao menos divertimo-nos”, disse ainda Miguel Alves.

Recorde-se que, todos os anos, a Fé em São João Baptista leva milhares de peregrinos a subir até ao Mosteiro que lhe foi erguido na Serra D’Arga. Cumprindo a tradição, os romeiros, peregrinos e visitantes sobem a Serra D’Arga e chegados ao Mosteiro dão três voltas à capela.

Reza ainda a tradição que se entrega uma esmola ao Santo… e outra ao diabo. A animação popular é uma constante nesta Romaria tão típica, no concelho de Caminha.

Os romeiros, vindos de vários pontos da região e da vizinha Espanha, pernoitam na zona envolvente ao Mosteiro.

Durante a tarde e noite do dia 28 não faltam as cantigas ao desafio, os bailes ao som das concertinas, os bons petiscos, a famosa aguardente com mel, a broa, o chouriço, o cabrito e o vinho verde, considerados já uma tradição.

Para além da candidatura de Caminha, seguem para a final distrital de Viana do Castelo as Concertinas e cantares ao desafio (Ponte de Lima); as Feiras Novas (Ponte de Lima); a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia (Viana do Castelo); a Romaria de S. Bartolomeu (Ponte da Barca); a Romaria de Santa Marta (Viana do Castelo); e o Vira do Alto Minho (Monção).

São 140 finalistas que seguem agora para as eliminatórias distritais que terão também transmissão direta na RTP 1. “Vamos promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública”é o repto desta nova edição das 7 Maravilhas

Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos são as mais recentes categorias a concurso.  A Gala Finalíssima irá ter lugar no dia 5 de setembro.

 

PUB

 

Últimas