PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Câmara paga sozinha meio milhão de euros em transportes escolares. Situação começa a ser "incomportável"

25 Agosto, 2010 - 12:18

196

0

Há seis anos, o Centro Escolar de Paredes de Coura foi apresentado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, como um "exemplo" da reestruturação escolar. Mas hoje já nem tudo corre tão bem, como o custo do transporte dos alunos a ser suportado totalmente pela autarquia.

Há seis anos, o Centro Escolar de Paredes de Coura, que levou ao encerramento de todas as pequenas escolas primárias do concelho, foi apresentado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, como um "exemplo" da reestruturação escolar. Mas hoje já nem tudo corre tão bem, como o custo do transporte dos alunos.
É que desde 2009 que a autarquia ficou sozinha a pagar a conta dos transportes dos cerca de 300 alunos. Por ano chega quase a meio milhão de euros, num orçamento total do município que ronda os 20 milhões. O Governo pagou durante os primeiros quatro anos, e desde então é a Câmara que está a custear os transportes com "dificuldades".

Apesar das várias reuniões que a Câmara de Paredes de Coura tem mantido com o Ministério da Educação, no sentido de sensibilizar para uma "situação incomportável", a vereadora da Educação, Alexandra Marinheiro explica que a resposta é sempre para "aguardar e já lá vão dois anos lectivos".

Uma questão que ganha actualidade com o encerramento de 701 escolas e que assusta a Associação Nacional de Municípios, que já avisou que as autarquias "não têm condições" para pagar do próprio bolso os encargos adicionais com o transporte de alunos transferidos das escolas do 1.º ciclo.
No exemplo de Paredes de Coura, todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico passaram a frequentar o mesmo centro escolar, construído de raiz para encerrar, de uma só vez, vinte pequenas. A questão é que a autarquia de Paredes de Coura suporta agora sozinha os custos do transporte. E são mais de 45 mil euros mensais.
Em causa está um serviço constituído por 15 miniautocarros e outros tantos circuitos independentes para transportar cerca de 300 alunos até ao centro do concelho de Paredes de Coura diariamente. A solução pode passar por uma negociação colectiva entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Ministério da Educação, com uma proposta, em cima da mesa, de 300 euros/ano por aluno.
Quanto ao Centro Escolar de Paredes de Coura reúne no mesmo espaço cerca de 300 alunos antes espalhadas por pequenas escolas, doze das quais funcionavam com menos de dez alunos.

Últimas