PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara compra 25 mil euros em dormidas para salvar única pousada flutuante do país

7 Fevereiro, 2012 - 08:20

126

0

A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 25 mil euros em dormidas na rede de Pousadas da Juventude para evitar o encerramento da única que funciona num navio, naquela cidade.

A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 25 mil euros em dormidas na rede de Pousadas da Juventude para evitar o encerramento da única que funciona num navio, naquela cidade.
Segundo revelou o autarca de Viana do Castelo, este acordo foi alcançado nos últimos dias com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e prevê a compra, pela Câmara, de dormidas no valor de 25 mil euros.
Metade deste valor será gasto em dormidas na própria pousada do antigo navio-hospital Gil Eannes, a disponibilizar em iniciativas do município que envolvam necessidades de alojamento.
Os restantes 12.500 euros serão atribuídos para dormidas de estudantes e desportistas do concelho nas restantes Pousadas da Juventude da rede nacional.
“Senão fosse esta solução seria o encerramento”, admitiu José Maria Costa, autarca de Viana do Castelo.
A pousada, com cerca de 60 camas, funciona nas antigas enfermarias do navio-hospital, ancorado há 12 anos na doca de Viana do Castelo e transformado em museu, por onde já passaram meio milhão de pessoas.
Recebe anualmente cerca de 7000 dormidas, volume que, ainda assim, não é suficiente para cobrir “as despesas de funcionamento acrescidas por estar num navio”.
O presidente da autarquia garante tratar-se de uma solução transitória, até que o antigo navio que apoiava a frota bacalhoeira nacional receba o futuro Centro do Mar de Viana do Castelo, aumentando assim atratividade daquela pousada.
Na cidade de Viana do Castelo funciona outra Pousada da Juventude, mas que segundo o autarca José Maria Costa “é perfeitamente viável” e “não enfrenta qualquer risco de encerramento”.

Últimas