PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Bolinhas de plástico já chegaram a praias de Caminha

11 Janeiro, 2024 - 13:28

657

0

Poluição.

As minúsculas bolas de plástico que invadiram as praias da Galiza já foram identificadas em Caminha e Viana do Castelo.

 

Em declarações ao jornal O Minho, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Serrano da Paz, adiantou que foram encontradas cerca de 150 destas esferas, ao longo de 20 quilómetros de costa, nas praias de Vila Praia de Âncora, Caminha, Afife, Paçô, Praia Norte, Cabedelo e Amorosa.

 

O responsável acrescenta que os microplásticos foram encontrados “muito espalhados” e “sem concentração”, ou seja uma situação muito diferente do que acontece na Galiza.

 

Serrano da Paz nota ainda que muitas das bolas encontradas estão já “descoloridas”, indicando que já estavam há bastante tempo nas praias.

 

Em Afife, por exemplo, foram encontradas 20 e em Paçô 70.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, na Galiza já lhe chamam “maré branca” e estabelecem-se paralelos com a tragédia ambiental provocada pelo Prestige, há duas décadas.

 

No todal, anunciou o Governo galego, o navio que navegava ao largo de Viana do Castelo perdeu 26.250 kg de bolinhas brancas

 

Ao mar caíram 1.050 sacos, com 25 kg cada um.

 

Estas bolinhas são popularmente conhecidas por lágrimas de sereia. Tratam-se de pellets de plástico, componentes em diversos produtos feitos à base deste material. 

 

Especialistas alertam que representam “um perigo imenso para o ecossistema marinho”.

 

O Ministério Público espanhol anunciou que abriu uma investigação para apurar eventuais responsabilidades.

 

Segundo a associação ecologista galega Noia Limpa, que cita dados do EU Monitor, estas bolas de plástico têm menos de 5 milímetros de diâmetro, são usadas na indústria de plásticos e estima-se que só no ano de 2019 se perderam no meio ambiente entre 52.140 e 184.290 toneladas.

 

 

 

[Fotografia: NoiaLimpa]

Últimas