PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Autarca diz que região Norte é a

1 Novembro, 2011 - 10:29

151

0

O presidente da Câmara de Viana do Castelo diz que a região Norte é a "cobaia" do "desincentivo" dos Governos depois de voltar a não ser concretizado o alargamento da cobrança de portagens ás restantes SCUT.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo diz que a região Norte é a "cobaia" do "desincentivo" dos Governos depois de voltar a não ser concretizado o alargamento da cobrança de portagens ás restantes SCUT.

"Tem sido esta região, o Norte, e em particular o distrito de Viana do Castelo, a cobaia das intervenções ao nível do desincentivo à economia por parte dos Governos", criticou José Maria Costa, questionado pela Agência Lusa.

Desde 15 de outubro de 2010 que é feita a cobrança nas três antigas SCUT do Norte, enquanto que nas restantes o inicio do pagamento esteve previsto para o passado mês de abril, ainda pelo Governo socialista.

O atual ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, chegou a garantir a cobrança de portagens durante o mês de outubro, prazo que ficou novamente por cumprir.

José Maria Costa admite que a situação de "descriminação" afeta a própria competitividade das empresas que, instaladas em Viana do Castelo, necessitam de utilizar a A28 para chegar ao Grande Porto.

"São fortemente penalizadas por pagarem uma portagem que é das mais caras do país quando noutras regiões, com maior poder de compra e indicies de desenvolvimento, outras populações não pagam. É de uma profunda injustiça", afirmou o autarca de Viana do Castelo.

Recorde-se que números oficiais estimam que a A28 (Viana-Porto) perdeu, no segundo trimestre deste ano quando comparado com igual período de 2010, uma média diária de 9.000 viaturas.

José Maria Costa garante que uma parte desse tráfego era proveniente da Galiza e está agora a ser desviado para a A3 (Valença-Braga-Porto), devido ás dificuldades dos galegos em efetuar o pagamento através dos pórticos virtuais da A28.

"Estamos a ser, de facto, injustiçados. O que foi dito pelo anterior Governo, e também já por este, que iria ser estudada uma solução para as portagens [facilitar o pagamento], verificamos que não está a ser implementado", rematou.

FONTE: LUSA

Últimas