No arranque do novo ano letivo, o Município de Arcos de Valdevez fez contas e anunciou que continua a investir uma grande fatia do seu orçamento na área da educação, tendo terminado recentemente diversas intervenções nos equipamentos escolares com “um investimento global de cerca de 1,2 milhões de euros, a que se juntam os cerca de 6 milhões de euros em obras nos últimos anos”.
A Câmara Municipal manteve o apoio financeiro de 54 mil euros aos cadernos de atividades dos 1.312 alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade do concelho, com a renovação do protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Valdevez e quatro livrarias do concelho para o ano letivo 2023/2024.
Assim, a Câmara Municipal, atribuiu para este ano letivo, cadernos de atividades de forma gratuita a todos os alunos com escalão A e B, e com a comparticipação em 50% para os restantes.
Os transportes escolares são gratuitos para todos os alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário. Toda a rede de transportes escolares tem um investimento de cerca de 750 mil euros e transporta diariamente cerca de 1.000 alunos.
Ao nível das refeições escolares o Municipio irá realizar um investimento da ordem dos 650 mil euros para garantir alimentação adequada e de qualidade a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Para os alunos do 1º Ciclo, a autarquia disponibiliza as AEC´s – Atividades de Enriquecimento Curricular, atividades realizadas em parceria com o Ministério da Educação e Tecnologia, investindo cerca de 82 mil euros nas áreas de Inglês, Desporto, Música, Pilates e Yoga e Sons e Tons.
De igual modo desenvolve atividades de Acompanhamento e Apoio à Família nos Jardins-de-infância da rede pública municipal, nomeadamente de Animação do Livro e da Leitura, Atividades de Expressão Plástica, Atividades Desportivas, Atividades de Expressão Musical e yoga.
Para a autarquia a aposta na Educação “é estratégica para o Futuro, tratando-se de um pilar fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do concelho. Por isso, esforça-se e empenha-se em ter uma oferta educativa de qualidade, não apenas através dos modelos de ensino/aprendizagem, mas também em relação aos equipamentos escolares, dotando- os das condições físicas necessárias para o conforto e o máximo desempenho dos alunos, em particular”.
Comentários: 0
0
0