PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Alto Minho: Já visitou este monte? Investem-se 12 mil euros na limpeza e manutenção

23 Janeiro, 2024 - 09:48

637

0

Pelo terceiro ano consecutivo.

A Câmara Municipal de Caminha volta a assegurar este ano, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, a limpeza e manutenção do Monte Calvário, atribuindo ao órgão autárquico local um subsídio de 12 mil euros.

 

A proposta foi aprovada na última reunião do Executivo.

 

O Presidente da Câmara, Rui Lages, considerou que este “é um compromisso que a Câmara tem mantido e que a preservação daquele espaço, com relevo turístico e cultural, é fundamental para o concelho de Caminha”.

 

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos e respondendo positivamente à solicitação da Junta de Freguesia local, vai ser entregue um subsídio de 12 mil euros para que possam ser garantidas e salvaguardadas as boas condições do Monte Calvário, um espaço que atrai numerosos turistas, mas que é também muito acarinhado pela população em geral.

 

Durante muito tempo, houve um funcionário da Câmara Municipal encarregado dos trabalhos de limpeza e manutenção do Monte Calvário.

 

Após a aposentação do trabalhador, a Junta decidiu solicitar apoio financeiro do Município para execução dos mesmos trabalhos, o que já aconteceu em 2022 e 2023 e voltará a suceder este ano.

 

Na proposta, analisada e aprovada pelo Executivo, salienta-se a importância histórico-cultural do Monte Calvário, no Vale do Âncora, assim como a relevância da preservação, recuperação e salvaguarda deste património material e imaterial.

 

“O Monte Calvário é um espaço extraordinário, de enorme beleza e valor histórico-cultural, incluindo um miradouro, local privilegiado para admirar a paisagem sobre o vale do Rio Âncora”, realça o Município.

 

O Calvário que lhe dá o nome, de arquitetura religiosa, maneirista, apresenta catorze cruzes, de grande simplicidade, assentes em pedestais com inscrição correspondente ao respetivo passo da Via Sacra.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Caminha]

Últimas