A Câmara Municipal de Caminha volta a assegurar este ano, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, a limpeza e manutenção do Monte Calvário, atribuindo ao órgão autárquico local um subsídio de 12 mil euros.
A proposta foi aprovada na última reunião do Executivo.
O Presidente da Câmara, Rui Lages, considerou que este “é um compromisso que a Câmara tem mantido e que a preservação daquele espaço, com relevo turístico e cultural, é fundamental para o concelho de Caminha”.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos e respondendo positivamente à solicitação da Junta de Freguesia local, vai ser entregue um subsídio de 12 mil euros para que possam ser garantidas e salvaguardadas as boas condições do Monte Calvário, um espaço que atrai numerosos turistas, mas que é também muito acarinhado pela população em geral.
Durante muito tempo, houve um funcionário da Câmara Municipal encarregado dos trabalhos de limpeza e manutenção do Monte Calvário.
Após a aposentação do trabalhador, a Junta decidiu solicitar apoio financeiro do Município para execução dos mesmos trabalhos, o que já aconteceu em 2022 e 2023 e voltará a suceder este ano.
Na proposta, analisada e aprovada pelo Executivo, salienta-se a importância histórico-cultural do Monte Calvário, no Vale do Âncora, assim como a relevância da preservação, recuperação e salvaguarda deste património material e imaterial.
“O Monte Calvário é um espaço extraordinário, de enorme beleza e valor histórico-cultural, incluindo um miradouro, local privilegiado para admirar a paisagem sobre o vale do Rio Âncora”, realça o Município.
O Calvário que lhe dá o nome, de arquitetura religiosa, maneirista, apresenta catorze cruzes, de grande simplicidade, assentes em pedestais com inscrição correspondente ao respetivo passo da Via Sacra.
Comentários: 0
0
0