PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

Alto Minho/Galiza: Submarino de droga encalhado pode pertencer a grande organização

25 Novembro, 2019 - 09:27

874

0

PUB O transporte de droga em submarinos através de oceanos “só está ao alcance de grandes organizações”. A certeza é deixada pelo jornal La Voz de Galicia que adianta ainda […]

PUB

O transporte de droga em submarinos através de oceanos “só está ao alcance de grandes organizações”. A certeza é deixada pelo jornal La Voz de Galicia que adianta ainda que o submarino que encalhou este domingo na Galiza pode ter sido construído na Guiana, América do Sul. Um país onde o idioma oficial é o inglês e que tem como capital a cidade de Georgetown.

Mas porque é que só as grandes organizações conseguem este meio de transporte? “Porque há dinheiro para fabricar estes submarinos”, escreve o periódico galego. Um fabrico que ocorre geralmente na Colômbia. E daí deslocam-se até aos Estados Unidos… pela Costa do Pacífico. Tudo é possível.

Os três homens que seguiam no submarino detetado este domingo na Galiza, conta ainda o La Voz de Galicia, terão entrado numa “missão de alto risco”. Numa primeira análise, os especialistas avançam que a embarcação – que cruzou todo o oceano Atlântico – tem uma construção muito artesanal.

Lá dentro seguiam três toneladas de cocaína, avaliadas em 100 milhões de euros. Os donos reais da mercadoria ainda são desconhecidos. “São aqueles que não tocam em qualquer grama”, refere ainda o periódico.

 

Um dos suspeitos fugiu a nado

 

Recorde-se que um submarino com mais de três toneladas de cocaína a bordo, supostamente procedente de Portugal, encalhou no fundo do mar em Cangas de Morrazo, no litoral da Galiza, numa zona conhecida por Punta de Couso.

A notícia, avançada pelo jornal La Voz de Galicia, da conta de que forças de segurança cercaram a zona e mergulhadores fizeram de imediato a avaliação da situação a bordo. Foram detidos dois indivíduos de nacionalidade equatoriana. Um outro fugiu a nado e está a ser procurado pelas autoridades.

Com cerca de vinte metros de comprimento, este submarino transoceânico estava já a ser seguido pela Polícia Nacional, Guardia Civil e pelo Serviço de Vigilância Aduaneira há três dias.

De acordo com aquele jornal galego, o submarino teria deixado Portugal para entregar a encomenda de droga na fronteira com Espanha, em Finisterra. Contudo, os problemas no combustível terão feito com que o submarino encalhasse.

Os três suspeitos tentaram afundar o submarino antes de fugir, para evitar que a droga fosse descoberta. Enquanto, os mergulhadores tentam avaliar a situação, várias pessoas juntam-se para ver mais de perto os acontecimentos na Punta de Couso.

A Guardia Civil bloqueou alguns acessos por estrada em redor da zona.

 

[Fotografia: Submarino de droga que deu à costa galega em 2006 / Jornal La Voz de Galicia]

 

PUB

Últimas