PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

Alto Minho: Esta procissão vai mesmo sair sem andores… porque os padres não querem

23 Agosto, 2023 - 11:08

10119

7

Não acontecia há quase 30 anos.

A procissão em Honra de São Bartolomeu, marcada para esta quinta-feira, vai mesmo sair à rua sem os tradicionais andores, avança a Barca FM.

 

Àquela estação emissora, o Presidente da Associação Concelhia das Festas de São Bartolomeu referiu que vão manter-se os figurados. 

 

Recorde-se que, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, a Câmara Municipal de Ponte da Barca solicitou há a intervenção do Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, no sentido de se resolver “o impasse criado pelos párocos do arciprestado de Ponte da Barca”.

 

Segundo o Município, os sacerdotes recusam “que os andores com as imagens dos padroeiros ou de outras devoções especialmente enraizadas nas diversas paróquias integrem, como era tradição, a procissão em honra de São Bartolomeu”.

 

Na mensagem enviada ao Prelado refere que foi com “enorme surpresa e muita tristeza” que a Câmara Municipal tomou conhecimento desta decisão.

 

“Trata-se de uma decisão incompreensível que está a gerar grande estupefação e mal-estar no seio da comunidade, uma vez que trata de uma tradição muito acarinhada, que, no momento mais solene da Festa, leva em cortejo pelas ruas da sede do concelho uma lição viva de catequese e de afirmação da nossa identidade e cultura barquenses”, lamenta a autarquia.

 

Até ao momento, desconhece-se o motivo que levou o arciprestado de Ponte da Barca a adotar esta medida. Desconhece-se também se D. João Lavrador respondeu à missiva enviada pelo município.

 

A Barca FM fez as contas e, “é certo que, ao final de quase três décadas, a Procissão em Honra de São Bartolomeu não terá os tradicionais andores representativos das freguesias do concelho”.

 

O tema deste ano são as Jornadas Mundiais da Juventude.

 

[Fotografia: Arquivo/Município Ponte da Barca]

Últimas