PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

3

Ponte da Barca

P. Barca: Párocos proíbem andores na procissão – Município pede ‘socorro’ ao Bispo

18 Agosto, 2023 - 17:30

6068

1

Procissão em honra de S. Bartolomeu.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca solicitou esta sexta-feira a intervenção do Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, no sentido de se resolver “o impasse criado pelos párocos do arciprestado de Ponte da Barca”.

 

Segundo o Município, os sacerdotes recusam “que os andores com as imagens dos padroeiros ou de outras devoções especialmente enraizadas nas diversas paróquias integrem, como era tradição, a procissão em honra de São Bartolomeu”.

 

Na mensagem enviada ao Prelado refere que foi com “enorme surpresa e muita tristeza” que a Câmara Municipal tomou conhecimento desta decisão.

 

“Trata-se de uma decisão incompreensível que está a gerar grande estupefação e mal-estar no seio da comunidade, uma vez que trata de uma tradição muito acarinhada, que, no momento mais solene da Festa, leva em cortejo pelas ruas da sede do concelho uma lição viva de catequese e de afirmação da nossa identidade e cultura barquenses”, lamenta a autarquia.

 

Na mensagem enviada, o Executivo solicita a D. João Lavrador o desenvolvimento, junto dos párocos de Ponte da Barca, das “diligências que considere adequadas, para que esta situação se resolva, em tempo oportuno, de tal modo que a procissão em honra de São Bartolomeu se possa realizar dentro dos parâmetros habituais.”

 

Até ao momento, desconhece-se o motivo que levou o arciprestado de Ponte da Barca a adotar esta medida.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município P. Barca]

Últimas