PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Diretor da EPRAMI agradado com palavras do Ministro sobre ensino profissional

27 Janeiro, 2019 - 14:53

403

0

O Diretor Executivo da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), Manuel Miranda, mostrou-se muito satisfeito com as palavras do Ministro da Educação proferidas há dias, no arranque das celebrações dos […]

O Diretor Executivo da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), Manuel Miranda, mostrou-se muito satisfeito com as palavras do Ministro da Educação proferidas há dias, no arranque das celebrações dos 30 anos da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, no Porto.

Tiago Brandão Rodrigues considera que o ensino profissional, que em tempos foi secundarizado, é um ensino de “corpo inteiro” que tem de ser valorizado e estar “em plena igualdade” com os demais. “Valorizar o ensino profissional implica, pois,fazer com que seja uma via de ensino com a mesma qualidade das demais e em plena igualdade com as demais. Não um depósito de insucessos precoces, nem uma estrada secundária que segue em diagonal – e nunca em paralelo – face à autoestrada para onde todos olham”, afirmou o Ministro da Educação. Valorizar o ensino profissional é valorizar o país, frisou, insistindo no alinhamento, aprofundamento e adequação da oferta de cursos profissionais às dinâmicas do mercado de trabalho em cada região.

Palavras que encheram Manuel Miranda de agrado que, aos microfones da Rádio Vale do Minho, destacou “o forcing” feito por Tiago Brandão Rodrigues no ensino profissional. “Essa valorização não advém apenas da palavra mas sim de factos. Essa valorização já se sentiu com a formação de turmas que podem agora ser constituídas com menos alunos do que nos anos anteriores”, apontou o diretor da EPRAMI que louvou também o desemprenho do Secretário de Estado da Educação, João Costa, relativamente ao acesso ao Ensino Superior. “No anterior Governo, liderado por Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP) o acesso à Universidade pelos alunos do ensino profissional era bastante limitado. E agora, não que esteja mais facilitado, mas está feito noutros moldes e bem mais favoráveis à possibilidade dos alunos do ensino profissional frequentarem o Ensino Superior”, avaliou Manuel Miranda.

Fundada em 1993, a EPRAMI já formou cerca de quatro mil alunos em 25 anos de vida. Metade deles jovens abaixo dos 21 anos. Os dados foram avançados à Rádio Vale do Minho há em meados do ano passado pelo próprio diretor executivo da escola, Manuel Miranda, numa altura em que este estabelecimento de ensino celebrava as bodas de prata.

 

PUB

Últimas