PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

9 Abril, 2010 - 14:56

499

0

O secretário geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, exigiu hoje o "fim das fronteiras" na área da Saúde, e garantiu que vai tentar colocar esta questão na agenda da próxima Cimeira Ibérica.

O secretário geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, exigiu hoje o "fim das fronteiras" na área da Saúde, e garantiu que vai tentar colocar esta questão na agenda da próxima Cimeira Ibérica.
"Temos de derrubar a fronteira, que na teoria não existe mas que na prática continua a existir. Um cidadão deve ter pleno direito de acesso aos cuidados de saúde, seja no seu país, seja no país ao lado", disse, em declarações à agência Lusa, o secretário geral do Eixo Atlântico.
Xoan Mao acrescentou que a polémica registada em Valença, com o encerramento do serviço de atendimento permanente (SAP) e a "mediática" contestação da população, pode ajudar a "acordar" os governos de Portugal e Espanha para a necessidade de uma concertação de esforços na área da saúde.
Uma das formas de protesto dos utentes de Valença foi a colocação de bandeiras espanholas nos edifícios do concelho, num gesto também de agradecimento ao alcaide de Tui pela abertura manifestada para a disponibilização das Urgências locais.
"A saúde fronteiriça não pode viver de caridade ou de boas vontades. Toda a gente deve ter pleno direito de ser assistido no outro lado, sem quaisquer constrangimentos ou sem se refugiar no cartão europeu de seguro de saúde", referiu Xoan Mao.
Em janeiro de 2009, na Cimeira Ibérica de Zamora, os governos português e espanhol assinaram um acordo cooperação sanitária transfronteiriça, que visa facilitar o acesso das populações a equipamentos de saúde dos dois lados da fronteira.
"Na prática, e até ao momento, esse acordo não saiu do papel. Mas o que nós queremos é mais que isso. Facilitar o acesso não chega. Nós queremos um acesso de pleno direito, como também queremos uma planificação conjunta da rede de saúde dos dois lados da fronteira", disse ainda Xoan Mao.
Nos próximos dias, o Eixo Atlântico terá uma reunião com o secretário geral do ministério das Relações Exteriores espanhol e, posteriormente, com "altos responsáveis" pela saúde em Portugal, para os convencer a colocar este assunto na agenda da próxima Cimeira Ibérica, prevista para setembro, em Elvas.
O Eixo Atlântico é uma associação de municípios que integra 17 cidades do Norte de Portugal e 17 da Galiza.

FONTE: Lusa

Últimas