PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Época de vindimas já começou. APA fala em aumento da produção entre 15% a 20%

13 Setembro, 2010 - 10:17

271

0

E pelos concelhos de Monção e Melgaço já começou a época de vindimas. São muitos os produtores de vinhos alvarinho que marcam datas, contratam trabalhadores e percorrem estradas para a entrega das uvas nas adegas.

E pelos concelhos de Monção e Melgaço já começou a época de vindimas. São muitos os produtores de vinhos alvarinho que marcam datas, contratam trabalhadores e percorrem estradas para a entrega das uvas nas adegas. Este ano, a chuva fez questão de aparecer, mas ainda assim a uva está madura. É pelo menos esta a convicção do presidente da Associação de Produtores de Vinho Alavrinho (APA). Aleixo Caldas fala mesmo no aumento da produção na ordem dos 15% a 20%, devido à "maior produção" e a "vinhas novas". O ano é de "boa colheita".
Actualmente, a Sub-Região de Monção e Melgaço conta já com 1800 produtores de vinho alvarinho e cerca de 35 empresas a produzir. Ainda assim, o número de produtores não tem vindo a aumentar. Segundo Aleixo Caldas, é na área de produção que o crescimento mais se faz sentir. O presidente da APA explica que as razões se prendem com a progressão da idade dos produtores.
Questionado sobre os apoios na área da viticultura, Aleixo Caldas refere que o sector não tem sofrido e destaca o recente programa em curso, até 2013. Trata-se do VITIS, o regime de apoio à reconversão e reestruturação das vinhas. O dirigente da APA fala num "bom apoio".
Não há uma data oficial para o arranque das vindimas, o certo é que é cada vez mais cedo que estas se vão fazendo. Pelos concelhos de Monção e Melgaço a apanha da uva já começou e deverá continuar até início de Outubro.

Últimas