Menu

+

0

0

Caminha

VP. Âncora: Esta nova escultura está a encantar quem passa [veja as FOTOS]

23 Dezembro, 2023 - 18:36

1008

0

Arte.

Há uma nova escultura em Vila Praia de Âncora.

 

Está colocada numa das principais rotundas desta vila do concelho de Caminha e está a merecer rasgados elogios ao vivo e nas redes sociais.

 

Numa iniciativa da Junta de Freguesia local, a obra retrata a conhecida lenda daquela vila que, resumidamente, acaba com uma rainha a desagradar ao rei.

 

“O rei mandou amarrar ao pescoço da Rainha uma mó ou âncora e atirou-a ao mar em frente à foz do rio que tomou o nome de Âncora”, lê-se na nova escultura.

 

 

[Fotografia: JF VP Âncora]

 

 

[Fotografia: JF VP Âncora]

 

 

Do lado oposto da escultura, lê-se Gontinhães. Era o nome daquela localidade antes de ser elevada a vila, em 1924.

 

Aconteceu no dia 5 de julho desse ano.

 

A freguesia de Santa Marinha de Gontinhães, em Caminha, foi elevada à categoria de Vila e passou a chamar-se Vila Praia de Âncora.

 

O centenário desta efeméride vai celebrar-se precisamente no próximo ano. É hoje a freguesia mais populosa do concelho de Caminha.

 

 

 

[Fotografia: JF VP Âncora]

 

[Fotografia: JF VP Âncora]

 

 

[Fotografia: JF VP Âncora]

 

 

Situada no fim de um vale protegido a norte pela Serra D’Arga e a sul pelo Monte de Santa Luzia, Vila Praia de Âncora é uma vila piscatória carregada de tradições.

 

O rio Âncora faz a divisão da praia, galardoada com Bandeira Azul: a parte norte, onde se forma uma pequena piscina, propícia para as brincadeiras das crianças, é delimitada por um pontão, próximo do Forte do Lagarteiro e dum pequeno porto de pesca; a parte sul, à qual se acede através de uma ponte reservada a peões, é moldada por um cordão dunar, protegido por longos passadiços de madeira.

 

Com quase cinco mil habitantes, Vila Praia de Âncora é também conhecida por ser a terra natal do popular cantor Quim Barreiros.

 

[Fotografias capa: JF VP Âncora]

Últimas