Menu

+

1

2

Mundo

Vinho de 2,50 euros foi a concurso… e ganhou medalha de ouro!

29 Maio, 2023 - 23:12

5919

0

Jornalistas submeteram concurso a teste de rigor.

Pelo Alto Minho, todos (ou quase todos) já ouviram falar daqueles concursos internacionais onde os vinhos ganham prémios. Sobretudo medalhas de ouro e prata.

 

Ora, conta a revista Sábado que, na Bélgica, uma estação televisiva decidiu testar o rigor de um desses concursos. Uma competição internacional.

 

 

Como foi feito?

Foram ao supermercado. Compraram um vinho de 2,50 euros. Mudaram apenas o rótulo e o nome.

 

Foi batizado com o novo nome de Le Château Colombier.

 

Só a inscrição no concurso custou 50 euros. Disseram que as castas eram Côtes de Sambre et Meuse (Valónia), e, antes do envio da amostra, submeteram o vinho a uma análise de laboratório para enviar informações como a taxa de álcool e açúcar.

 

A análise custou mais 20 euros.

 

resultado foi uma medalha de ouro no concurso de 2023, que também distinguiu vinhos portugueses como Casal Garcia (86 pontos), Aveleda (88 pontos) ou Montaria (88). De acordo com o RTBF, as medalhas são distribuídas a cada três meses.

 

 

“Existem concursos só para fazer dinheiro”

Com este teste de rigor, um sommelier e especialista, Eric Boschman alertou que “existem concursos anglosaxónicos só para fazer dinheiro”. “A inscrição é muito cara, o transporte é muito caro, para ter medalhas que não valem nada”, apontou.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Vinhos

Últimas