Está a nascer na freguesia de São Pedro da Torre, em Valença, um novo espaço de fruição do rio Minho e das suas margens, bem como da Ecopista.
Um conjunto de valências que, sublinha a autarquia, pretendem dinamizar o turismo de natureza no concelho.
A obra decorre na rampa de acesso ao rio para embarcações de São Pedro da Torre e na marginal ribeirinha a sul da pesqueira de São Pedro.
A intervenção de qualificação da rampa de acesso a embarcações ao rio Minho está a criar as condições técnicas necessárias para a carga e descarga de embarcações, em segurança.
“Esta era uma obra muito desejada, dada a sua necessidade para o apoio aos pescadores do porto de pesca de São Pedro da Torre, bem como às embarcações de lazer que encontram aqui um excelente ponto de acesso ao rio Minho”, realça o Município presidido por José Manuel Carpinteira.
A segunda área de intervenção encontra-se a sul da pesqueira de São Pedro da Torre e vai até ao Ribeira das Ínsuas, proporcionando, em breve, um novo parque de merendas e uma área de lazer e fruição do rio e da Ecopista.
“Mesas, churrasqueiras, bancos, apoio de bicicletas, papeleiras, uma praceta e até um baloiço e um slide” são alguns dos elementos de mobiliário urbano que vão capacitar este novo espaço e criar um novo ponto de atractividade.
Veja as fotos [créditos: Município Valença]
A obra de requalificação e dinamização da marginal do rio Minho e do percurso da ecopista que a atravessa “vai de encontro ao incentivo de uma gestão sustentável do património natural, permitindo a educação da população com o envolvimento da comunidade na preservação e na divulgação do seu território”.
“Brevemente, iniciar-se-ão as obras de requalificação da Ecopista, nos locais que ficaram danificados devido as intempéries ocorridas no Inverno passado”, adianta a autarquia.
Esta obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença. É financiada pelo Programa Norte 2020.
Comentários: 0
1
0