Valença vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Município local.
O valor global da obra é de cerca de 355 mil euros sendo que foi aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, no valor de aproximadamente 100 mil euros para a construção deste centro.
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, CRO – Valença vai nascer na freguesia de Gandra e além das jaulas individuais, irá dispor, também, de um recreio interior e um exterior, totalmente vedado.
“Com este novo espaço Valença ganha um centro de recolha de animais de companhia que pretende dar resposta às necessidades básicas e imediatas dos animais errantes”, explica o Município.
Alimentados e “em boas condições de alojamento”, os animais “terão, também, a possibilidade de virem a encontrar um detentor. Estas instalações vêm dar resposta a uma aspiração antiga das associações zoófilas locais e da comunidade em geral que se preocupa com o bem estar animal”, acrescenta.
“Este centro será fundamental para a implementação de um programa municipal de controlo das populações de animais de companhia errantes que vagueiam pelas ruas da cidade e concelho, com campanhas de captura, esterilização e do incentivo à adoção responsável”, prossegue a autarquia.
Vale referir que o Município aprovou, recentemente, um regulamento de esterilização de animais de companhia, como meio de gestão das populações de animais vadios e errantes.
Foi criado um regime que permite a realização destes procedimentos médico-veterinários a expensas do Município, em animais que cumpram um conjunto de requisitos.
Bem hajam por fazerem o bem aos que precisam!
Excelente e exemplar …
Mais um grande e excelente exemplo.
É que tal entretanto tratar das condições
DOS animais que estão no antigo MATADOURO perto do Rio ??
Ouvi dizer que é uma tristeza.
TAMBÉM nunca há campanhas de recolha de alimentos nos hipermercados
Em VALENÇA EU DEIXO ALIMENTOS
MAS FORA…..EM V N CERVEIRA POR
EXEMPLO NO PD.
VAMOS FAZER OS ANIMAIS FELIZES
Pronto pronto, não precisa de gritar!