PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

2

2

Valença

Valença/Tui: Não… Não é uma ‘nave espacial’ – Este veículo fez parar o trânsito na Ponte Centenária

30 Setembro, 2021 - 12:27

9754

0

É elétrico e totalmente autónomo.

Quem passou durante a manhã desta quinta-feira na Ponte Internacional Centenária entre Valença e Tui terá ficado surpreendido com um estranho veículo e um aparato policial ao redor. Ninguém ficava indiferente ao design futurista da coisa que poucos sabem ainda o que é.

 

Trata-se do novo veículo autónomo lançado em novembro do ano passado pelo Centro Teconolóxico de Automoción de Galicia (CTAG). E quando dizemos autónomo, queremos dizer é elétrico e que não tem condutor. Literalmente. 

 

Os primeiros testes começaram a ser feitos entre Tui e Valença. Porquê? Para verificar a eficiência da comunicação de dados entre os dois países no âmbito da rede 5GMobix. 

 

Recorde-se que foi em março de 2019 que Valença e Tui entraram para a história. A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha realizaram , num percurso entre as duas cidades, a primeira ligação 5G mundial em roaming em mobilidade.  Esta ligação em quinta geração móvel (5G) tem a Ericsson como parceiro tecnológico.

 

A demonstração foi feita numa viagem de cerca de sete quilómetros entre Tui e Valença, em que dois jogadores profissionais de videojogos estiveram a jogar na rede móvel da Vodafone sem qualquer interrupção da conexão durante o percurso.

 

Agora chegou a vez de testar veículos autónomos. Sem condutor. Um futuro que já não está muito distante, protetor do ambiente, e que brevemente irá ligar os dois países. 

 

Caso o novo veículo passe nos testes, conforme deu conta o jornal Faro de Vigo, começará por efetuar um trajeto de quatro quilómetros na cidade de Vigo.

 

 

 

[Fotografias: Redes sociais / Faro de Vigo]

Últimas