PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença e Tui já experimentaram o 5G – José Monte orgulhoso com projeção da Eurocidade

22 Maio, 2019 - 17:57

58

0

Valença e Tui entraram esta quarta-feira para a história. A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha realizaram esta quinta-feira, num percurso entre as duas cidades, a primeira ligação 5G mundial em […]

Valença e Tui entraram esta quarta-feira para a história. A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha realizaram esta quinta-feira, num percurso entre as duas cidades, a primeira ligação 5G mundial em roaming em mobilidade. Ouvido pela Rádio Vale do Minho, o vereador da Cultura na Câmara de Valença não escondeu o orgulho de uma Eurocidade que ganha cada vez mais destaque. “Estamos no centro das atenções. O facto de termos sido escolhidos para esta apresentação é mais um relançamento da região e que nos dá e vai dar certamente muita visibilidade”, disse o autarca.

Esta ligação em quinta geração móvel (5G) tem a Ericsson como parceiro tecnológico. A demonstração foi feita numa viagem de cerca de sete quilómetros entre Tui e Valença, em que dois jogadores profissionais de videojogos estiveram a jogar na rede móvel da Vodafone sem qualquer interrupção da conexão durante o percurso.

No evento, a Vodafone Portugal mostrou aos jornalistas o primeiro telemóvel 5G, da Qualcomm, que integrou o teste hoje realizado. “Esta nova plataforma 5G vai dinamizar e revolucionar o setor das telecomunicações”, avaliou José Monte.

Até ao final do ano, serão 50 as cidades europeias com 5G. Em Espanha serão Madrid, Barcelona, Saragoça, Sevilha, Pamplona, Bilbau, Vigo e Corunha. Estas duas últimas deverão ter 5G até ao verão. Relativamente a Portugal, a subsidiária portuguesa ainda não indicou as cidades, uma vez que não há calendário, nem modelo de atribuição da licença.

 

[Fotografia: Sapo Tek]

 

PUB

Últimas