PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Manuel Lopes já é presidente – Turismo é uma das maiores apostas

4 Novembro, 2019 - 11:54

258

0

PUB Manuel Lopes (PSD), antigo vice-presidente da Câmara de Valença, já assumiu a presidência daquela edilidade. Recorde-se que o anterior presidente, Jorge Mendes, teve de renunciar ao cargo para assumir […]

PUB

Manuel Lopes (PSD), antigo vice-presidente da Câmara de Valença, já assumiu a presidência daquela edilidade. Recorde-se que o anterior presidente, Jorge Mendes, teve de renunciar ao cargo para assumir as funções de deputado na Assembleia da República.

O novo presidente da Câmara tem a seu cargo os pelouros das Freguesias; Obras Públicas; Proteção Civil; Trânsito e Vias Municipais; Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem;  Autoridade veterinária.

Há também novo vice-presidente… neste caso nova. É Elisabete Domingues, que continua como vereadora da Educação. A seu cargo estão também os pelouros da Ação Social;  Gestão do Pessoal; Biblioteca Municipal; Refeitório Municipal; Transportes Escolares; Tesouraria; e Património.

Entra também um rosto novo na maioria laranja: Liliana Cerqueira. Médica nutricionista, de 41 anos de idade, estreia-se agora nas lides autárquicas. Ficará responsável pelo pelouro da saúde.

José Monte mantém-se com os pelouros das Coletividades; Cultura e Desporto. Estão também a cargo deste autarca a Juventude; Parques de Estacionamento Públicos; Transportes;  Turismo;  Eurocidade e projetos transfronteiriços.

Mário Oliveira é o vereador encarregue das Obras particulares; Iluminação Pública, Limpeza e Ambiente; Mercados e Feira; Cemitério municipal; Infraestruturas de águas e saneamento; Viaturas Municipais (manutenção); Conferência de Faturas; Contraordenações.

Recorde-se que em declarações recentes à Rádio Vale do Minho, o novo presidente da Câmara de Valença mostrou-se determinado em cumprir o compromisso deixado por Jorge Mendes há dois anos, em tempo de eleições autárquicas. “Este será o melhor mandato dos três”, disse Manuel Lopes.

O autarca granjeou fama de ser um homem do povo, sempre estimado em todas as freguesias. “Vamos seguir aquilo que estava delineado para os quatro anos e não para os dois que faltam. Irei levar até ao fim seguindo as mesmas diretrizes, sem grandes sobressaltos”, disse o autarca à Rádio Vale do Minho.

Jorge Mendes saiu, mas a rota mantém-se. “Aquilo que está delineado é para se fazer. À medida que os mandatos vão passando temos obrigação de fazer mais e melhor… e é isso que está a acontecer”, avaliou Manuel Lopes. 

Foi em 2009 que o PSD, liderado por Jorge Mendes, conquistou a Câmara de Valença ao PS. Desde então, os sociais-democratas têm governado a edilidade sempre em maioria absoluta. As autárquicas de 2021 prometem ser mais quentes neste concelho mas Manuel Lopes mostra-se tranquilo.

Entre as maiores ambições do novo presidente da Câmara de Valença está a elevação da Fortaleza a Património Mundial pela UNESCO. Uma candidatura conjunta, recorde-se, com Almeida, Marvão e Elvas. “Tudo faremos para que isso seja uma realidade num curto espaço de tempo”, disse.

Aumentar ainda mais a aposta no Turismo é outro dos objetivos de Manuel Lopes. “Uma terra sem gente é uma terra sem vida”, apontou. A promoção do Caminho Português de Santiago é claramente uma prioridade. Mais de 32 mil peregrinos percorreram o traçado do Caminho Português para Santiago de Compostela, passando por Valença e Tui, nos primeiros seis meses de 2019. No total foram 32 021, mais 4 054 (12,5%) do que no período homologo de 2018, segundo dados da Oficina do Peregrino.

 

PUB

Últimas